O regresso de Miguel Albuquerque ao Palácio de São Lourenço, previsto para segunda-feira, vai acontecer ao longo da tarde desse dia.
O JM sabe que a hora ainda não está completamente definida, mas Miguel Albuquerque só vai encontrar-se com Ireneu Barreto depois do almoço. Será nesse momento que irá concluir o longo processo de demissão iniciado no final da passada semana.
Dias a seguir à megaoperação da Polícia Judiciária, o presidente do Governo Regional - que também foi alvo de buscas em sua casa – foi dizer ao representante da República que estava pronto para se demitir. Porém, ficou apenas essa vontade, mas sem data marcada. E assim continua.
Agora, depois de esclarecidos mais alguns aspetos políticos, nomeadamente a questão partidária, Albuquerque assume que o pedido de demissão é para concretizar já no início da semana. Havia a expetativa de o fazer a meio da manhã, mas o JM sabe que esse encontro só vai acontecer durante a tarde.
A partir desse momento, com a publicação do decreto de demissão nesse mesmo dia, o Governo Regional deixa de estar na sua plenitude de funções e passa a limitar-se a gestão corrente.
Tal como o JM publica na edição impressa de hoje, segue-se novo desfile dos nove partidos com representação parlamentar até ao Palácio de São Lourenço, o que deve acontecer entre quarta e sexta-feira da próxima semana.
Só na semana seguinte é que Ireneu Barreto deverá decidir o que fazer e para quando tenciona assinar o decreto de exoneração do presidente do atual Governo Regional.