Novo governo, indicado pela coligação PSD/CDS, ou Miguel Albuquerque em gestão? São os dois cenários em cima da mesa, sendo que no segundo fica implícito um sinal. O de que Marcelo Rebelo de Sousa estará inclinado a convocar eleições, tarefa que apenas compete ao chefe de Estado.
O Representante da República para a Região, Ireneu Barreto, fala à comunicação social às 15h00, depois de ontem se ter reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a propósito da crise política instalada na Madeira e já depois de auscultados os nove partidos com assento parlamentar na Assembleia Regional a fim de recolher uma solução para ultrapassar o momento político.
Recorde-se que a maioria, à exceção de PSD / CDS-PP e PAN, defenderam a convocação de eleições antecipadas quando for constitucionalmente possível. Ou seja, após 24 de março, altura em que passam seis meses sobre as eleições de setembro de 2023.
A semana ficou marcada pela decisão do juiz de instrução, Jorge Bernardes de Melo, que restituiu à liberdade os três arguidos no caso de alegada corrupção na Madeira.
O ex-autarca do Funchal, Pedro Calado, chegou esta tarde ao Funchal, depois de 22 dias de detenção em Lisboa, sendo arguido no processo judicial que fez cair o governo de Miguel Albuquerque e o próprio autarca.
Sabe o JM, junto de fonte oficial do Palácio, que a declaração de Ireneu Barreto será aberta a perguntas da comunicação social.