O Museu de Imprensa, em Câmara de Lobos, recebe hoje e amanhã a décima edição do Seminário da Educação, encontro anual que, segundo o Município, “é já uma referência regional que envolve toda a comunidade educativa do concelho”.
Câmara de Lobos, recorda-se em comunicado de imprensa, “conta com uma das maiores comunidades educativas da Madeira, com uma população escolar na ordem dos 5500 alunos”.
Tendo em conta o sucesso das edições anteriores, este ano oradores nacionais e internacionais voltam a reunir-se nos dias 3 e 4 de maio para debater os desafios e processos de ensino e aprendizagem que a escola enfrenta atualmente.
O primeiro dia do seminário tem início às 8h30 desta sexta-feira com a sessão de abertura, segue-se uma conferência aberta com a temática “A inutilidade dos prémios e castigos” na educação. Foco também para a diferença “Entre a autoridade e o amor” e ainda um debate sobre o uso da inteligência artificial na educação.
No sábado, as temáticas do Seminário incidem maioritariamente na relação entre os jovens e o mundo online, desde as implicações que acarreta até as dependências e os seus efeitos. Nota também para a aprendizagem da reciclagem com recurso à inteligência artificial.
Todos os estudantes podem participar gratuitamente. Os restantes interessados terão de pagar 5 euros, mediante inscrição.