São 123 as famílias atualmente apoiadas pelo Centro da Mãe, uma instituição particular de solidariedade social que recebeu, hoje, uma visita da secretária regional de Inclusão e Juventude, Ana Sousa.
Conforme informa uma nota enviada à redação, nesta deslocação, a direção da instituição deu a conhecer o seu trabalho junto de mulheres, jovens mães e grávidas em risco, o qual se distingue me três valências: o atendimento temporário a mães e filhos, o acompanhamento dos mesmos e uma loja social que disponibiliza roupas e brinquedos, tendo este sido um trabalho enaltecido pela tutelar da pasta da Inclusão e Juventude.
“Esta instituição representa um investimento de grande valor porque se foca nas necessidades dos nossos jovens e crianças, que são o futuro da nossa sociedade”, afirmou Ana Sousa.
Destaque-se que, na valência de acolhimento temporário, o Centro da Mãe tem capacidade para receber 10 mães e respetivos filhos, em quatro apartamentos, acompanhados por técnicos especializados.
A instituição disponibiliza também acompanhamento aos seus utentes, desde o diagnóstico e encaminhamento para as diversas respostas sociais disponíveis, à formação, aos programas terapêuticos, treino parental e apoio no acesso a produtos como o leite, papas e fraldas.
De assinalar ainda que, entre as 123 famílias apoiadas, 50 beneficiam de um cabaz alimentar.
No entanto, destaque-se que a IPSS em causa trabalha ainda a vertente de prevenção da gravidez na adolescência, nomeadamente através de parcerias com escolas regionais.
Durante a visita ao Centro da Mãe, a secretária regional de Inclusão e Juventude enalteceu ainda o empenho da instituição, manifestando a disponibilidade do Governo Regional para continuar a apoiar este trabalho em benefício da população madeirense.