Foram cerca de 120 os jovens que participaram no projeto ‘Incluir pelo Mar’, dinamizado pelo ‘Grupo Informal de Jovens Saltaventos’, composto por três jovens atletas ligados à vela e que tem como objetivo promover a adaptação ao meio aquático e reforçar a prática desportiva junto das crianças e jovens com mobilidade reduzida.
Conforme informa uma nota enviada à redação, ao longo dos últimos seis meses, foram realizadas várias atividades náuticas com especial enfoque na vela adaptada para jovens com mobilidade reduzida, “uma forma, segundo a organização, de reforçar a solidariedade e a inclusão destes jovens, numa lógica de promoção da interação social e desportiva”.
Foi no âmbito do encerramento deste projeto que termina a 15 de fevereiro, que Ana Sousa, secretária regional de Inclusão e Juventude visitou, esta sexta-feira, o espaço destinado a estas atividades, pertencente ao Clube Naval do Funchal, em São Lázaro (junto à Marina).
“Antes de mais, quero felicitar estes jovens pelo dinamismo, pela paixão e pela capacidade empreendedora com que se entregaram a este projeto. Nos últimos 6 meses, cerca de 120 jovens, muitos deles com mobilidade reduzida, tiveram a oportunidade de desenvolver capacidades e competências sociais. A inclusão, através do desporto, é uma excelente forma de promover o convívio, a interação e o desenvolvimento de valores pessoais e sociais, bem como promover estilos de vida saudáveis e é por essa razão que projetos como este contarão sempre com o apoio do Governo Regional”, afirmou a governante
De assinalar que o projeto ‘Incluir pelo Mar’ contou com o apoio da Secretaria Regional de Inclusão e Juventude, através da Direção Regional de Juventude (DRJ) e encontra-se inserido no ‘Roteiro Empreende’.
Esta é uma iniciativa da DRJ que permite dar a conhecer os projetos de inovação desenvolvidos no Programa de Inovação e Transformação Social (PRINT) e que premeia, através de apoio financeiro, a capacidade empreendedora dos grupos informais de jovens e associações juvenis.
Para além do apoio do Governo Regional, este projeto contou ainda com a parceria da Câmara Municipal do Funchal, APRAM - Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, e Clube Naval do Funchal.