Entre 2017 e novembro de 2024, o Balcão do Investidor do Funchal, localizado junto à Câmara Municipal, registou cerca de 17 mil atendimentos a munícipes.
A informação foi divulgada, esta tarde, por Mara Vieira, chefe de unidade de apoio ao Investidor e ao Empreendedor da Câmara Municipal do Funchal (CMF), no âmbito da iniciativa ‘Comércio Tradicional do Funchal’, uma parceria do JM, rádio JM FM e Câmara Municipal do Funchal, que esta tarde tem o seu estúdio montado na Praça do Carmo.
“Se olharmos aos atendimentos de 2017, que rondaram os 2 mil atendimentos, verifica-se um crescimento exponencial de 750%, o que demonstra uma proximidade cada vez maior ao longo dos anos e um trabalho muito positivo por parte do nosso executivo”, apontou, explicando que as pessoas recorrem a este serviço para obter informações nas mais variadas áreas, nomeadamente o apoio ao Alojamento Local, Taxa Municipal Turística, entre outros assuntos.
A título de curiosidade, a responsável adianta que, só em novembro deste ano, houve 344 atendimentos, correspondendo a uma média de 20 atendimentos por dia. “Verifica-se um crescimento de 18,3% em relação a 2023, sendo que ainda não apuramos os dados de dezembro”, observa.
Mara Vieira frisa que o Balcão é, de facto, um “ponto de apoio muito importante” para os empresários e empreendedores da cidade. “A nossa missão é facilitar o desenvolvimento económico local, promovendo o empreendedorismo e o comércio em todas as áreas de investimento”, reforça.
Quanto as ajudas ao tecido empresarial municipal, a responsável destacou dois apoios disponibilizados pela CMF, nomeadamente o ‘ALAVANCAR’, destinado a micro e pequenas empresas, e o ‘Abrir Funchal’, que visa a ajuda ao arrendamento.
“Estes dois apoios, até ao momento, temos um total de 148 candidaturas submetidas e aprovadas, num valor total de 844 mil euros, sendo 109 correspondentes ao ALAVANCAR e 39 ao Abrir Funchal”, adiantou.
Sobre a revitalização do comércio tradicional na cidade, a responsável destaca alguma das iniciativas que foram realizadas ao longo do ano, nomeadamente o + Comércio Local e os Concursos de Montras (Funchal em Flor e Montras de Natal). Só no + Comércio Local, na edição deste ano, em fevereiro, o impacto económico estimado foi de 12,5 milhões de euros, “o que demonstra o sucesso desta medida”, realça.
Quanto às Montras de Natal este ano candidatam-se 84 lojas, “o maior número de sempre”, representando um crescimento de 29,2% face a 2023 (65 lojas).
Na ocasião, foi ainda relevado o projeto ‘Lojas com História’, promovido pelo Balcão do investidor, que tem como foco valorizar os estabelecimentos comerciais mais emblemáticos do Funchal. Até ao momento, a CMF tem nove lojas distinguidas neste âmbito e o objetivo é continuar.
Mara Vieira deu ainda nota do “sucesso” da edição presencial deste ano do Fórum de Emprego, que decorreu no início de outubro, tendo sido realizadas 280 entrevistas e marcaram presença 15 empresas de várias áreas. Quanto ao Fórum de Emprego online, que é também “muito procurado”, até 30 de novembro verificaram-se 729 candidatos inscritos e 49 empresas inscritas, as quais oferecem 450 vagas.
Os principais desafios do Balcão para o futuro passam por um “crescimento continuo no número de atendimentos e serviços prestados” com o objetivo de chegar ao maior número de empresários. “Queremos que todos saibam que a CMF tem um balcão preparado para ajudar todos aqueles que queiram empreender no Funchal”, rematou.