O Grupo Parlamentar do PSD Madeira está a preparar uma solução legislativa, que visa facilitar a profissionalização de professores e aponta a Universidade da Madeira o “parceiro fundamental”, tendo sido este o tema de uma reunião entre deputados e o reitor, esta tarde, no Colégio dos Jesuítas.
Segundo Nuno Maciel, da parte do Grupo Parlamentar, bem como do executivo regional, “há toda a disponibilidade para enquadrar soluções do ponto de vista legislativo” de modo a facilitar o acesso dos professores à formação necessária à profissionalização.
A solução passará por uma adaptação da carreira docente à formação, que permita aos professores manterem o vencimento e fazerem, com o menor número de turmas, a sua formação ao nível das Ciências da Educação.
Outra solução passará por protocolos financeiros que possam ser celebrados com o Governo Regional. Conforme começou por referir o deputado, em declarações aos jornalistas após a reunião, “nenhum governo poderá formar professores, mas pode ser parceiro e agilizar algumas circunstâncias”.
Nuno Maciel, entende que na UMa há condições para a obtenção da formação certificada que é exigida aos professores e disponibilidade da parte da reitoria.
“Gostaríamos que aqueles que são madeirenses ou aqueles que estão a trabalhar na Região, pudessem fazer a formação na Universidade da Madeira e continuar a trabalhar nas nossas escolas”, considerou.