A Estrada Regional 103, no troço que liga as zonas altas do Faial e de São Roque do Faial está condicionada devido a instabilidade da escarpa na zona do Cabouco. O local já está identificado como área de intervenção da secretaria regional de Equipamentos e Infraestruturas (SREI), mas ainda sem data marcada.
Nos últimos dias, durante a depressão ‘Irene’, o mesmo troço voltou a registar a habitual queda de pedras e o trânsito automóvel foi encerrado como medida preventiva.
O encerramento causa natural transtorno para moradores e turistas. Mas, segundo apurou o JM no local, o motivo de algum descontentamento tem a ver com a falta de informação prévia do condicionamento do trânsito. Quem desce do Ribeiro Frio é informado do acesso interrompido na bifurcação entre os acesso entre Faial e São Roque do Faial.
Pior estão os automobilistas que sobem do Faial e percebem seis quilómetros depois que o acesso ao Ribeiro Frio ou a São Roque do Faial ou mesmo ao Areeiro, está interrompido e obriga a voltar para trás.
Neste momento, como testemunhou o JM, decorrem trabalhos na escarpa junto ao sítio do Cabouco. Os rocheiros estão a deslocar significativas massas de terra e pedra que desce a escarpa em direção à ribeira.