Cerca de uma centena de especialistas, de 23 países, estão reunidos a partir de hoje, no Funchal, até quinta-feira, para debaterem questões relacionadas com a vigilância costeira e das pescas.
Esta iniciativa enquadra-se nas atividades da presidência portuguesa do Fórum Europeu de Guardas Costeiras ( European Coast Guard Functions Forum - ECGFF), assumida pela Guarda Nacional Republicana e pela Autoridade Marítima Nacional. A presidência foi iniciada em setembro do ano passado e tem vigência de um ano, terminando em setembro próximo.
O comandante da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, major-general Jorge Ludovico Bolas, encontra-se na Madeira a pretexto deste evento, tendo sido recebido hoje em audiência pelo presidente da Assmbleia Legislativa Regional, José Manuel Rodrigues. Ontem, recorde-se, foi recebido pelo Representante da República, juiz conselheiro Ireneu Barreto, conforme o JM noticiou.
“Em diversas áreas Portugal tem estado na vanguarda. Temos muitas experiências em várias áreas e temos muitos contributos para dar”, assegurou o comandante no final da visita na ALRAM.
Criado em 2009, o ECGFF é constituído por 40 entidades de 23 países europeus e sete observadores, apoiado pela Comissão Europeia e pelas agências Frontex (Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas), EMSA (Agência Europeia de Segurança Marítima) e EFCA (Agência Europeia do Controlo das Pescas).
O seminário decorre no Pestana Casino Park.