O Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) tem em curso uma significativa operação para controlar a vegetação exótica invasora nas serras da Madeira.
O IFCN adquiriu mais duas máquinas para reforçar o combate às invasoras, um trabalho que o Governo Regional realiza de forma contínua e ao longo de todo o ano. Neste momento, as intervenções estão a ser decorrer nas serras de Santo António e São Roque, no concelho do Funchal, e na zona do Poiso, nos concelhos de Santa Cruz e Machico.
Manuel Filipe, presidente do IFCN, visitou várias localidades para supervisionar os esforços de controlo de espécies invasoras e o aprimoramento da rede viária florestal.
Até ao momento, refere, já foram limpos quatro hectares de invasoras e limpeza de seis km de caminhos florestas.
“O arranque/corte destas espécies vegetais invasoras de elevado poder de proliferação, estão a ser realizadas em áreas estratégicas, manchadas com alguma vegetação indígena, e visam fomentar o desenvolvimento e a consolidação de um coberto vegetal característico deste ecossistema”, explica o presidente do IFCN.A visita de Manuel Filipe incluiu a observação direta do desempenho dos equipamentos recentemente adquiridos, enfatizando o compromisso da instituição com a eficácia das intervenções e a modernização dos meios no terreno.