A Junta do Imaculado Coração de Maria e a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny celebraram, na segunda-feira, um protocolo de cooperação, visando a criação de um Gabinete de Enfermagem de Família na freguesia.
O gabinete inicia funções em fevereiro, contando com a colaboração de um grupo de enfermeiras especialistas, docentes da São José de Cluny.
Esta parceria visa proporcionar “uma intervenção diferenciada a famílias em situação de crise, a fim de promover o seu bem-estar”.
De acordo com um comunicado da autarquia local, as consultas de enfermagem prestadas aos residentes no Imaculado Coração de Maria são gratuitas e destinam-se a famílias a vivenciar processos de saúde-doença ou de desenvolvimento, mediante agendamento prévio efetuado através dos serviços administrativos da Junta.
O Gabinete de Enfermagem de Família é mais um serviço prestado pelo Gabinete Social da freguesia, um projeto implementado pelo atual executivo, que conta com serviços na área social, da habitação, dos direitos do consumidor e agora também da saúde.
Segundo a presidente da Escola de Enfermagem, Merícia Jesus, “o projeto insere-se no âmbito da sua responsabilidade social, promovendo uma estreita ligação entre as suas atividades, ensino e investigação, e a comunidade onde se integra, numa perspetiva de valorização recíproca”.
O presidente da Junta, Pedro Araújo, agradeceu “a disponibilidade da Escola perante este desafio, integrado no projeto Imaculado Saudável, que visa afirmar o Imaculado como uma freguesia amiga da saúde, do bem-estar, da qualidade de vida, e da defesa da vida humana”.
“O reforço do apoio às famílias ao nível da saúde foi um dos compromissos que assumimos e que temos vindo a materializar através de diversos meios e estratégias”, sublinhou.