MADEIRA Meteorologia

Incêndios/Madeira: Presidente da Proteção Civil diz que “tudo foi feito” no combate em agosto

Data de publicação
28 Novembro 2024
18:53

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, António Nunes, disse hoje estar de “consciência tranquila” sobre o combate ao incêndio de agosto, vincando que “tudo foi feito de acordo com o que era possível fazer”.

O responsável explicou que as operações decorreram de forma a salvaguardar as vidas, as infraestruturas e o meio ambiente, por esta ordem, e disse compreender o sofrimento de quem viu os bens destruídos ou sofreu danos e traumas durante o incêndio, que, segundo precisou, teve uma duração de 11 dias e não de 14 conforme é noticiado.

“Temos mais do que a consciência tranquila, temos a certeza que tudo foi feito de acordo com o que era possível fazer naquelas condições climatéricas e orográficas, sem colocar em risco os profissionais do socorro”, declarou.

António Nunes falava em audição na comissão de inquérito de apuramento de responsabilidades políticas no combate aos incêndios de agosto, que lavraram na ilha da Madeira entre os dias 14 e 26 daquele mês, na qual foi ouvido conjuntamente com o comandante operacional regional da Proteção Civil, Marco Lobato.

“O incêndio não teve uma duração de 14 dias, mas sim de 11, desde o dia 14 ao dia 24, quando foi dado como extinto. O que ocorreu até ao dia 26 foram focos de reacendimentos”, clarificou.

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil indicou, também, que o relatório do incêndio está pronto desde o dia 16 de outubro de 2024, mas só hoje o entregou na comissão de inquérito porque nunca antes lhe foi solicitado.

António Nunes esclareceu, no entanto, que o relatório reúne toda a documentação avulsa já entregue aos deputados, incluindo a fita do tempo relativa ao combate ao incêndio.

Esta circunstância motivou críticas por parte de alguns deputados, sendo que Lina Pereira, do JPP, considerou “grave” que o relatório esteja concluído desde 16 de outubro, quando o secretário regional do setor, Pedro Ramos, declarou em audição no em 29 desse mês que o mesmo não tinha ainda sido elaborado.

Já o comandante operacional, Marco Lobato, depois de expor cronologicamente os acontecimentos, concluiu que “tudo foi feito nas primeiras 24 horas” para controlar o incêndio, que lavrava numa zona de difícil acesso, na freguesia da Serra de Água, no concelho da Ribeira Brava, com o combate a ser realizado sobretudo pelo meio aéreo, apesar das condições adversas decorrentes do vento forte.

Marco Lobato indicou que, entre os dias 14 e 24 de agosto, o helicóptero, o único meio aéreo em permanência na Madeira, efetuou um total de 361 descargas, e os dois aviões Canadair, acionados através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, efetuaram 26 descargas entre os dias 22 e 23.

“Em suma, foram mobilizados mais de 1.000 operacionais de todas as forças e corpos de bombeiros neste período em sistema de rotatividade, apoiados por 268 veículos e três meios aéreos”, adiantou, sublinhando que, apesar da violência e extensão do fogo, não houve registo de pessoas feridas e vítimas a lamentar, nem habitações consumidas pelas chamas, nem destruição de infraestruturas essenciais.

Em relação à área ardida, 5.104 hectares, disse que o impacto na floresta laurissilva, classificada como património mundial, foi “residual”, afetando 139 hectares, menos de 1% da sua área total.

O comandante operacional especificou que cerca de 90% da área afetada pelo incêndio era de difícil acesso por via terrestre ou não oferecia condições mínimas de segurança para os operacionais, sendo o combate possível apenas com meios aéreos.

Por outro lado, o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil admitiu falhas na comunicação com os jornalistas, mas garantiu ter havido apenas uma única restrição de movimento, na freguesia do Curral das Freiras, que “foi imposta pela perigosidade do cenário e conforme indicação dos Comando de Operações de Socorro no local”.

António Nunes explicou ainda que nunca foi recusada ajuda externa, tendo esta ficado dependente da evolução do fogo, pelo que o pedido só foi declarado em 17 de agosto, apesar de nesse mesmo dia o secretário regional ter afirmado que apenas 10% do efetivo regional estava envolvido no combate.

A comissão de inquérito de Apuramento de responsabilidades políticas no combate aos incêndios ocorridos entre o dia 14 e o dia 26 de agosto foi requerida pelo PS e integra deputados dos sete partidos com representação parlamentar – PSD, PS, JPP, Chega, CDS-PP, IL e PAN – sendo presidida pela deputada socialista Sancha Campanella.

O incêndio rural deflagrou na ilha da Madeira em 14 de agosto, nas serras do município da Ribeira Brava, propagando-se progressivamente aos concelhos de Câmara de Lobos, Ponta do Sol, na zona oeste da Madeira, e Santana, na costa norte. No dia 26 foi declarado “totalmente extinto”.

Apesar de não haver registo de feridos ou destruição de casas e infraestruturas públicas essenciais, os estragos ao nível da agricultura, da pecuária e da apicultura afetaram cerca de 200 produtores.

Por outro lado, 120 moradores da Fajã das Galinhas, no concelho de Câmara de Lobos, foram retirados do local e continuam impedidos de regressar a casa.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o Orçamento Regional deveria ajudar a pagar as despesas da Universidade da Madeira?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

20:17

Foi lançada esta segunda-feira, no canal oficial do Festival Eurovisão da Canção no YouTube, uma nova versão do tema ‘Deslocado’, dos NAPA, com arranjos...

21:10

Um pneu saltou de um viatura em pleno andamento na via rápida, junto ao túnel João Gomes.

A ocorrência obrigou ao reboque da viatura, operação que causou...

6:59

O trânsito caótico em dois dos mais visitados pontos turísticos da ilha da Madeira faz manchete no JM, esta segunda-feira.

A reportagem, ilustrada na capa...

14:42

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, IP-RAM, em parceria com a Federação de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira, lançou esta segunda-feira...

11:16

Estão atracados, no Porto do Funchal, três navios de cruzeiro, nesta segunda-feira.

No cais norte, encontra-se, desde ontem, o ‘The World’, que pernoita...

12:38

À porta do Museu CR7, turistas fazem, esta manhã, uma longa fila para visitar a infraestrutura cultural destinada à vida e obra de Cristiano Ronaldo.

A...

12:57

Um caminhante publicou, esta manhã, um vídeo nas redes sociais onde se mostra, acompanhado por outros pedestres, a atravessar um caminho sinuoso, no Curral...

• PUB
14:24

A partir de hoje e até ao dia 25 de abril, é possível observar nos céus uma chuva de meteoros conhecida como líridas. Quem conseguir observar o fenómeno...

14:18

Pelo menos seis pessoas morreram na queda de um pequeno avião no estado de Nova Iorque, no sábado, divulgaram hoje os meios de comunicação social norte-americanos....

6:55

Bom dia!

Novos secretários iniciaram alguns contactos, mas apenas de teor informal. As principais nomeações carecem de ratificação da Quinta Vigia e persistem...

Últimas

23:20

Confira se foi certeiro, no site dos Jogos Santa Casa....

22:29

O FC Porto regressou às vitórias na I Liga, após a derrota no clássico diante do Benfica, por 4-1, na ronda passada.

Os ‘dragões’ venceram este sábado o...

22:20

As autoridades sanitárias da República Dominicana atualizaram hoje para 226 o número de mortos no desabamento do teto de uma discoteca na capital do país....

22:11

O porta-voz do Livre acusou hoje Luís Montenegro de “má governação” e de só querer poder quando pede estabilidade, criticando o silêncio do executivo sobre...

21:52

A chuva intensa que caiu hoje à tarde sobretudo nos bairros de Odivelas e Loures levou a que algumas pessoas tivessem de ser retiradas dos carros na zona...

21:09

Vinte e cinco cães morreram hoje num incêndio que destruiu um hotel canino em Alcafache, no concelho de Mangualde, informou fonte da Câmara Municipal.

21:06

O Al Nassr venceu hoje por 2-1 na receção ao Al Riyadh, em partida da 27.ª jornada da I Liga saudita de futebol, que voltou a contar com golos de Cristiano...

• PUB
21:05

O Ministério Público considerou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, esclareceu todas as dúvidas relativas à sua declaração de rendimentos e arquivou...

21:02

O Grupo Parlamentar do PSD Madeira lamentou esta tarde o falecimento do antigo deputado social-democrata Gilberto Garrido, que lembra como uma “figura...

20:50

A Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Rubina Leal, manifestou, publicamente, “o seu profundo pesar pelo falecimento de...