O MARE-Madeira /ARDITI organiza, nos próximos dias 18 e 19 de dezembro, o Simpósio Internacional ‘MAD-Deep: Madeira Deep-Sea Symposium’, na Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas.
Este evento, que resulta de uma parceria com a SEDES e que conta com o apoio da Associação Oceano Atlântico, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e de Baillie Gifford, irá reunir cientistas conceituados e líderes ligados aos oceanos em Portugal e na Europa.
Em particular, este evento contará com a presença de Jan Dierking do GEOMAR, na Alemanha, instituição de renome internacional em investigação marinha, que vai coordenar uma grande expedição de investigação em mar profundo, em que o MARE-Madeira é parceiro.
A missão, chefiada por Dierking e planeada para fevereiro de 2024, será lançada justamente no Funchal no evento que se realiza na próxima semana.
O MAD-Deep terá ainda como oradores Telmo Morato e Marina Carreio Silva, reconhecidos investigadores de águas profundas do OKEANOS, dos Açores, Kirsten e Joachim Jakobsen, da Fundação Rebikoff-Nigeler, cujos contributos para a investigação de águas profundas e documentários foram apresentados no Our Planet e no Blue Planet II da BBC, e ainda Eugenia Barroca, representante regional para a Lusofonia e Representante para a Europa da Sustainable Ocean Alliance (SOA), a maior rede mundial de líderes da próxima geração no domínio dos oceanos.
O objetivo deste certame, esclarece uma nota enviada à redação, é o de “partilhar conhecimento, reforçar parcerias e pensar em ideias sobre como acelerar a investigação do mar profundo na Madeira”.
O MARE-Madeira/ARDITI refere que esta iniciativa é aberta ao público, que pode participar no simpósio e colocar questões, acreditando que as decisões que dizem respeito à proteção e utilização dos oceanos devem ser tomadas em comunidade, apelando por isso à inscrição de quem estiver interessado.