O Representante da República para a Região, Ireneu Cabral Barreto, está a ouvir, desde quarta-feira, os nove partidos com assento parlamentar na Assembleia Regional, e já recolhe uma maioria de opiniões favoráveis à convocação de eleições antecipadas (BE, IL, PCP, Chega e JPP), e dois contras (PAN e CDS-PP).
Este balanço, que ainda não está fechado, resulta dos dois primeiros dias de audiências, numa altura em que apenas falta ouvir, no dia de amanhã, o PS (10h00) e, por fim, o PSD (11h00).
Tudo indica que o PSD vá ao Palácio de São Lourenço firmar a escolha pela formação de um novo Governo, com um novo líder.
O PS, ao invés, deve juntar-se à maioria que quer eleições, conforme já vincou recentemente o líder regional, Paulo Cafôfo.
Tendo em conta este quadro, em que são conhecidas as posições do PS e PSD, ainda não ouvidos, reitere-se, as contas estão fáceis de fazer: seis contra três.
Nesta base, voltamos a recordar que falta ouvir PS e PSD, Ireneu Barreto deverá ter, no final das rondas, seis partidos a pedir eleições e três a alinhar-se pela apresentação de um novo elenco governativo.
Recorde-se que consumado o decreto de exoneração de Miguel Albuquerque – desde dia 5 de fevereiro, segunda-feira, em gestão corrente – compete ao Representante da República para a Região recolher a vontade de cada partido político quanto a uma possível solução para a crise instalada no coração do poder político da Madeira.