MADEIRA Meteorologia

Jorge Carvalho elogia Jaime Moniz enquanto escola “aberta, dinâmica e que prepara para o futuro”

Data de publicação
15 Janeiro 2024
11:07

Decorre, esta manhã, a cerimónia solene comemorativa do ‘Dia da Escola’ da Escola Secundária Jaime Moniz, que hoje assinala o seu 186.º aniversário, o qual foi celebrado com uma sala cheia de elementos desta comunidade escolar e representantes das entidades regionais.

Entre estes consta Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, que, na sua intervenção perante a plateia, dirigiu as primeiras palavras aos alunos, que “ilustram o desempenho da escola e o seu sucesso”, embora não se tenha igualmente esquecido dos professores e funcionários que se reformaram da sua nobre missão.

A este propósito, recordou a sua própria passagem por esta casa tanto como aluno, como como professor, dirigindo agradecimentos e congratulações a diversos docentes e colegas com quem travou experiências, aprendizagens e amizade. “Mas este der a todos os professores da Região a forma exemplar como diariamente cumprem está nobre missão de preparar as novas gerações para o futuro”, afirmou.

Quanto à escola que hoje celebra 186 anos, o governante recordou que este foi o primeiro liceu fora do território nacional, que “marcou o ensino na Região” como única escola que preparava para o ingresso no ensino ensino superior, numa altura em que imperava o analfabetismo e em que poucos prosseguiam estudos.

  • Nesta cerimónia foram atribuídos prémios de mérito escolar a diversos alunos.

“Hoje debelamos o analfabetismo e temos um abandono escolar praticamente inexistente. Isso é mais relevante ainda quando mais de 90% ingressam no ensino superior e continuam os seus estudos”, vincou, realçando, no entanto, que mais do que passar conhecimentos, os estabelecimentos de ensino também transmitem importantes valores para a vida social e de cidadania.

Tendo em conta esta missão, o secretário regional elogiou a postura do Liceu Jaime Moniz, enquanto uma “escola aberta, dinâmica e que prepara para o futuro”.

“Da parte do Governo regional temos procurado assegurar que o trabalho dos professores decorre em ambientes favoráveis à aprendizagem”, aditou, destacando nomeadamente a aposta nas novas tecnologias, que inevitavelmente moldarão o futuro. Nesse sentido, considerou que é necessário antecipar o futuro, preparando-nos para os novos desafios.

“É isso que a Região tem procurado fazer”, atestou o tutelar. Ainda assim, vincou que é necessário desenhar os projetos de acordo com cada aluno, não obstante a importância de traçar metas coletivas. “É importante chegar a cada um dos nossos alunos. Por isso é que temos vindo a diminuir o número de alunos por turma”, justificou.

Neste esforço, Jorge Carvalho garantiu a abertura do executivo madeirense para continuar a apoiar o Liceu Jaime Moniz.

De assinalar que, a propósito destas celebrações, foi também hasteada a bandeira verde Eco-Escolas, sucedida de emotiva homenagem aos professores aposentados. Por sua vez, nesta cerimónia foram ainda atribuídos prémios de mérito escolar a diversos alunos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a introdução de um novo feriado a 2 de Abril do Dia da Autonomia?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas