A Lista RA, liderada por Beatriz Jardim, candidata a presidente do Conselho Diretivo da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros (RMOE) nas eleições de 8 de fevereiro (cuja votação online decorre de 29 de janeiro a 8 de fevereiro), deslocou-se no dia 28 de janeiro à Universidade da Madeira (UMa), acompanhada pelos candidatos a Vice-Presidente e Vogal, Bernardo Araújo e Gilberto Figueira, respetivamente.
Na audiência com o Reitor da Universidade da Madeira foram apresentadas as linhas mestras do programa da lista RA “A Engenharia ao Serviço do Desenvolvimento Sustentável da Região Autónoma da Madeira”, que “reforça o papel relevante da Engenharia e da Universidade para o progresso da sociedade, alicerçado em conhecimento, ciência, tecnologia, engenharia e inovação”, refere a candidatura, em comunicado.
Entre os temas abordados, foi assegurada a continuidade das ações de promoção da Engenharia e o ensino da Engenharia, com manutenção da atribuição de prémios de mérito pela RMOE, regido por Protocolo, aos alunos dos cursos de engenharia ministrados na Universidade da Madeira, “com o objetivo de reconhecer e valorizar os desempenhos académicos de excelência nas licenciaturas e mestrados em engenharia. Pretende-se, contudo, dar maior visibilidade aos trabalhos de mestrado, convidando os alunos premiados a apresentarem as suas teses na sede da RMOE”, revela a mesma nota.
Em debate esteve também o reforço da parceria UMa-RMOE através da realização conjunta de conferências e a eventual inclusão da Ordem dos Engenheiros como parceiro estratégico no Observatório do Turismo da Madeira, bem como noutros projetos da UMa “onde a engenharia tenha um papel preponderante/determinante”.
O reitor apresentou o Programa de Formação Multidisciplinar em regime de micro credenciações, em desenvolvimento na UMa, que poderá vir a beneficiar os membros da OE dada a possibilidade de criar ações de formação contínua, personalizáveis, modulares, visando atualizar as competências dos engenheiros.
“O encontro evidenciou a importância da colaboração entre a Ordem dos Engenheiros e a Universidade da Madeira, tendo sido reforçado o compromisso de ambas instituições com o desenvolvimento do ensino e da atividade profissional de engenharia na RAM”, remata a candidatura.