Durante a quinta edição do Congresso dos Jornalistas, no âmbito do painel ‘Tão longe e aqui tão perto’, a jornalista madeirense Marta Caires, em representação da SIC Madeira, destacou a importância do MEDIARAM - Programa Regional de Apoios à Comunicação Social Privada por possibilitar a existência de dois jornais e um site privados na Região.
“Se não fosse este apoio, não haveria três órgãos de comunicação na Madeira”, salientou, não estando certa, contudo, da possibilidade de existir ou não controlo das redações na sequência da atribuição das verbas deste programa, que conta com uma dotação de 600 mil euros. Contudo, afirma ver várias notícias que não são benéficas para o Governo Regional, não sendo por isso que os jornais – JM, Diário de Notícias e Funchal Notícias – deixam de ser apoiados.
Lamentando, na sua intervenção, a demissão dos jornalistas da TSF Madeira, a jornalista assumiu estar solidária com o momento atual da Global Media Group, tendo em conta que passou também por esse momento há 10 anos no Diário de Notícias da Madeira, pese embora não tivesse ficado sem salários como agora acontece.