Consciencializar os doentes oncológicos para os direitos que lhes dedicados e também sobre as lacunas que persistem no acesso aos cuidados de saúde, foi o objetivo de uma palestra realizada esta tarde, no Colégio dos Jesuítas, por iniciativa do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
‘Direitos Gerais do Doente Oncológico’ foi o tema da intervenção da jurista Carla Barbosa, da LPCC, e o médico de clínica geral Pedro Pereira fez um balanço da campanha ‘Por cuidados mais justos’.
A campanha, que este ano chega ao fim, procura sensibilizar para as lacunas no acesso aos cuidados de saúde dos doentes oncológicos, que afetam quase todo o mundo, e que são influenciadas por variáveis como o nível socioeconómico, etnia, orientação sexual, género, educação, localização geográfica, entre outras.
Sobre as juntas médicas de avaliação de incapacidade falou Maurício Melim, Autoridade Regional de Saúde.
A palestra deu o mote para o Dia Mundial do Cancro que será assinalado também na Madeira no próximo dia 4, com uma distribuição de flores à população por voluntários da Liga. Rubina Leal esteve presente na qualidade de vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira. Leia mais na edição impressa.