O PAN Madeira defendeu, hoje, ser fundamental que a União Europeia adote políticas mais concretas à proteção animal e que as mesmas sejam implementadas em todos os Estados Membros.
Neste sentido, a criação do cargo de comissário europeu para o bem-estar animal é uma das medidas defendidas por este partido, que mais explica que este responsável ficaria encarregue de tratar de incluir os Direitos Animais na Carta dos Direitos Fundamentais da UE, garantindo uma base legal uniforme para a proteção animal em toda a EU.
”A Causa Animal não pode ser descurada nestas eleições europeias, e por isso, é fundamental haver maiores e melhores apoios a projetos que proporcionem a proteção e bem-estar animal, assim como a centros de conservação e de recuperação de espécies, em ambiente natural como existem alguns no Arquipélago da Madeira”, referiu Válter Ramos, candidato ao Parlamento Europeu pelo PAN.
Para o partido, a preservação da biodiversidade deverá ser igualmente uma das prioridades do Parlamento Europeu na próxima legislatura.
“A União Europeia deverá adotar políticas de preservação da biodiversidade, é crucial para proteger ecossistemas, garantir a sustentabilidade dos recursos naturais e combater as alterações climáticas. Estas políticas devem promover a conservação de espécies ameaçadas, a restauração de habitats e a manutenção dos serviços ecossistémicos essenciais para a vida humana, como a polinização e a purificação da água, assegurando um futuro mais saudável e equilibrado para todos os seres vivos”, finda o partido.