A Comissão Política Regional do PAN Madeira iniciou 2025 deixando uma mensagem de votos de um novo ano de progresso com medidas mais sustentáveis.
“As crises políticas não podem ser justificação para não se continuar a trabalhar em medidas mais sustentáveis. Após mais um ano com fogos de artifício que despoletam focos de incêndio e que afugentam dezenas de animais, é fundamental que 2025 seja um ano de melhoria ao nível das políticas públicas, tornando-as mais sustentáveis e amigas dos animais.”, refere a porta-voz da estrutura, Mónica Freitas, citada em comunicado.
O PAN tem apostado em reuniões com empresas e associações que desenvolvam projetos sustentáveis, no âmbito da indústria têxtil, do desenvolvimento de tecnologias, da sensibilização e responsabilidade social, defendendo que deve haver uma maior aposta nos apoios financeiros a estes projetos.
“Devemos apostar em quem tem a iniciativa de pensar no futuro e desenvolver projetos inovadores que procurem reduzir a nossa pegada ecológica, que apostem na sensibilização e despertar da comunidade para a economia circular e responsabilidade social.”
O PAN recomeça o ano focado em trabalhar em políticas sustentáveis, retomando a análise da proposta de substituição dos espetáculos pirotécnicos por espetáculos multimédia, de menor intensidade sonora. Uma proposta que o partido submeteu na Assembleia Legislativa Regional ao ano passado e que após alguns pareceres, nomeadamente da PSP, foi retirada de forma a melhorar a mesma.
“Congratulamos as associações da causa animal que fizeram um trabalho excecional de alerta para o impacto dos fogos de artifício nos animais e que partilharam várias dicas para proteção dos mesmos. Temos visto uma maior mobilização e sensibilização das pessoas para estas questões o que também é fruto do trabalho do PAN, que tem desde 2011 trabalhado por todo o país por políticas de proteção animal, trazendo esta causa para a agenda política. Contudo, a sensibilização não basta e a proteção dos animais não pode ser só responsabilidade das famílias, o Governo também tem a responsabilidade de trabalhar em medidas de proteção e garantia do bem-estar animal.”
Mantemos em 2025 o nosso compromisso em construir uma Madeira mais verde, economicamente mais justa e que garanta maior qualidade de vida para as pessoas e para os animais.