Pelo terceiro ano a Assembleia Municipal da Ponta do Sol saiu do edifício da Câmara e foi ao encontro dos munícipes, desta feita na Escola da Lombada, no Solar dos Esmeraldos.
“Este foi um compromisso que assumimos, com o objetivo de aproximar as pessoas dos seus representantes” afirmou o Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Coelho. “Depois das freguesias dos Canhas e da Madalena do Mar, foi a vez de virmos à Lombada, na freguesia da Ponta do Sol, trazendo a Assembleia mais perto de quem vive ou trabalha longe da Vila”.
Carlos Coelho destacou, na ocasião, a possibilidade que estas reuniões públicas descentralizadas dão à população de dialogar diretamente com as pessoas que comandam os destinos do concelho. “Estas reuniões permitem também à presidente e vereadores da Câmara Municipal ouvir e esclarecer os munícipes em assuntos tão variados como os recentes incêndios ou a manutenção e recuperação de caminhos, como foi hoje o caso, contribuindo para uma democracia mais participativa e mais próxima”.
Nesta reunião o grande destaque foi para o pacote de medidas que, segundo a autarquia, “oferecem aos residentes do concelho da Ponta do Sol um conjunto de vantagens no que aos impostos diz respeito”. “O Município da Ponta do Sol mantém a devolução às famílias da totalidade dos 0,5% de participação no IRS a que do município poderia ter direito e a aplicação da taxa de IMI mais baixa prevista na lei para prédios urbanos e para os prédios rústicos. A autarquia, à semelhança dos últimos anos, aprovou os mínimos de lei ou abdicou mesmo da totalidade do imposto a favor da população e das empresas”, evidencia.
A estes incentivos fiscais, acresce a aplicação do IMI Familiar que, “este ano, vê aumentado o valor da redução por agregado com filhos”.
”Na prática, haverá uma redução de 30 euros para agregados familiares com um dependente, a redução de 70 euros para dois dependentes e uma redução de 140 euros para agregados familiares com três ou mais dependentes, valores que foram atualizados, relativamente ao ano passado, em que a redução se situava nos 20, 40 e 70 euros, respetivamente”, explica.
Célia Pessegueiro confirma assim o compromisso de “continuar a desonerar quem opta por se fixar no concelho da Ponta do Sol e continuará a aplicar os mais baixos impostos junto das famílias do concelho, através de medidas concretas que garantam um aumento real dos seus rendimentos disponíveis”.
Na apresentação destes pontos, a presidente da Câmara referiu que estas medidas representam meio milhão de euros que a câmara prescinde, “e que ficam no bolso dos ponta-solenses”. “A carga fiscal sobre as famílias do concelho é a menor possível. Não conseguimos baixar mais porque a lei não o permite”, adita.
“Continuaremos a promover estas medidas e outras semelhantes, como forma de incentivar a fixação de famílias e jovens no concelho, bem como dar uma resposta direta às dificuldades sentidas pela população. As nossas escolhas são sempre com o objetivo de garantir uma maior e melhor qualidade de vida a todos os munícipes”, sublinhou a edil.
Destaque ainda para a aprovação dos Votos de Congratulação apresentados pelo Partido Socialista à atleta Jéssica Rodrigues, pelos excelentes resultados alcançados no Campeonato da Europa de Patinagem de Velocidade e à Associação de Desportos da Natureza, pela conquista do Campeonato Regional de Futevólei.