Deu entrada na sexta-feira passada na conta dos agricultores madeirenses e porto-santenses um total de 3 milhões de euros, referentes ao ‘Prémio ao Agricultor’, deu hoje conta a Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente, em nota de imprensa.
Explica a tutela que a verba de 3,127 milhões de euros foi transferida para 12.137 agricultores, correspondendo ao adiantamento de 70% da Medida 1 – Apoio Base ao Agricultor Madeirense, referente ao Programa de Opções Específicas para fazer face ao Afastamento e à Insularidade nas Regiões Ultraperiféricas (POSEI 2023). Trata-se do comumente denominado ‘Prémio ao Agricultor’, cujo pagamento é antecipado de dezembro para novembro.
Sustentabilidade da cultura da cana-de-açúcar
Foi igualmente pago, aos transformadores de cana-de-açúcar, 95 % da subação 2.1.1 – Cana-de-açúcar – transformação, do POSEI 2023. O montante ascende a 1,454 milhões de euros e visa apoiar a sustentabilidade da cultura da cana-de-açúcar.
O diretor Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marco Caldeira, relembra que, decorrente de reunião alargada com os vários intervenientes do setor, resultou o compromisso dos beneficiários deste apoio garantirem o pagamento do preço mínimo, por quilograma de cana-de-açúcar, aos produtores. É de salientar que este valor aumentou mais de 18% desde 2018.
Foi, igualmente, acordado que o pagamento da cana-de-açúcar, entregue nos engenhos, será efetuado aos agricultores até ao dia 15 de outubro do ano da colheita.