A deputada do PS-Madeira à Assembleia da República enaltece a vinda à Região das ministras da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Justiça, para dois atos que assinalam a concretização de dois importantes compromissos do Governo da República para com a Madeira e os madeirenses.
Amanhã, a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, desloca-se à Madeira para a apresentação do contrato-programa com a Universidade da Madeira (UMa), ao passo que a titular da pasta da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, vem à Região para a assinatura do contrato inter-administrativo para a concretização das obras de requalificação do Tribunal de Santa Cruz, aproveitando a deslocação para visitar as intervenções que decorrem no Tribunal da Ponta do Sol e na cozinha do Estabelecimento Prisional do Funchal.
Trata-se, como salienta Marta Freitas, de matérias pelas quais os deputados do PS-M têm vindo a pugnar na Assembleia da República e que mereceram a consideração do Executivo.
No âmbito do contrato-programa que será amanhã apresentado, a UMa irá dispor de um montante de 15,8 milhões de euros para quatro anos, algo que resulta do novo modelo de financiamento das instituições de ensino superior e que representa um acréscimo de 1,5 milhões de euros por ano relativamente ao modelo anterior.
A requalificação de vários edifícios sob a tutela do Ministério da Justiça na Região tem sido outra das reivindicações e sensibilizações que têm vindo a ser feitas pelos deputados socialistas e que têm sido atendidas pelo Governo do PS.
No caso do Tribunal da Ponta do Sol, a intervenção está já em curso e receberá a visita da ministra, ao passo que o contrato que irá ser assinado amanhã permitirá avançar com as obras de remodelação do Tribunal de Santa Cruz. Trata-se, como sublinha Marta Freitas, de um passo importante e que irá permitir dotar estes espaços das condições dignas e de segurança para todos os que ali desempenham as suas funções.
Do mesmo modo, a deputada destaca as obras de remodelação da cozinha do Estabelecimento Prisional do Funchal, que serão igualmente visitadas e que irão também conferir condições adequadas a todos os seus utilizadores.
Na área judicial, a parlamentar eleita pelo círculo eleitoral da Madeira não deixa ainda de apontar a autorização já concedida pelo Ministério da Justiça e as negociações que estão em curso para a cedência do Centro Educativo da Madeira para acolher a comunidade terapêutica de reinserção social, bem como o previsto alargamento da cobertura dos Jugados de Paz a mais concelhos da Região.