A reunião da Comissão Política Regional do PS-Madeira, marcada para amanhã, tem um duplo propósito: analisar os resultados eleitorais e aprovar a lista de candidatos a deputados na Assembleia da República.
Na verdade, segundo informação obtida junto do partido, a convocatória tem dois pontos na agenda e antecipa a lista de candidatos à discussão dos resultados de domingo.
Ou seja, os dirigentes que participarem na reunião de amanhã, às 10h30, na sede do PS, são convidados a aprovar primeiro a lista para Lisboa e só depois debater os resultados que relegaram o PS para a terceira força política na Madeira.
Vale a pena recordar que desde domingo à noite a direção do PS entrou em silêncio formal que só deverá ser quebrado ao fim da manhã deste sábado.
A estratégia de reserva perante a derrota acabou por ser derrubada por Carlos Pereira em alguns comentários feitos ao longo da semana e, sobretudo, na posição assumida na edição impressa do JM de hoje.
O antigo presidente e atual deputado da República indicado por Lisboa defende o afastamento imediato de Paulo Cafôfo e de toda a direção a fim de abrir espaço para a criação de um comité de transição que, entre outras funções, teria a responsabilidade de organizar o PS para as eleições nacionais de 18 de maio e as autárquicas de setembro ou outubro.