O Grupo Parlamentar do PSD Madeira destacou, hoje, a medida do Governo Regional de implementação da gratuitidade dos passes, a partir de janeiro de 2024.
Vera Duarte Coelho, porta-voz desta iniciativa, enalteceu a implementação de uma medida transversal que, por um lado, deixará mais rendimento disponível às famílias madeirenses e, por outro, será fundamental na promoção da mobilidade sustentável e do uso dos transportes públicos.
“Este é um investimento na ordem dos 30 milhões de euros que o Governo» preconiza e que reflete o compromisso assumido pelo Executivo, que segundo a parlamentar, «é o de deixar mais rendimento às famílias, uma política que tem sido seguida por Miguel Albuquerque nos sucessivos governos que tem liderado”, disse.
Os deputados consideram esta iniciativa “um estímulo económico, representa, também, um passo significativo em direção a uma maior mobilidade sustentável na Região”.
Na perspetiva de Vera Duarte Coelho, “a gratuitidade dos passes para jovens estudantes até aos 23 anos, bem como para cidadãos com mais de 65 anos, é um investimento na melhoria da mobilidade da Região, tornando-a mais sustentável, por via do uso dos transportes públicos, e, sobretudo, uma política de acompanhamento às famílias madeirenses”.
Em comunicado, o Grupo Parlamentar do PSD “reconhece que esta ação não beneficia apenas diretamente os estudantes e a população idosa, mas também promove uma utilização mais eficiente e generalizada do transporte público. Ao incentivar o uso dos transportes públicos, é possível contribuir para a redução da pegada ambiental, consolidando, assim, a nossa aposta na sustentabilidade”.