O Partido RIR revelou hoje que tem recebido “variadas queixas em relação a estabelecimentos da gestão da Associação do Atalaia Living Care, mas também algumas queixas referentes a lares da gestão do ISSM”.
“As queixas chegam-nos maioritariamente através de familiares que pedem o anonimato sob medo de represálias em relação ao trato aos seus familiares que se encontram internado”, lê-se em comunicado.
“Falamos de queixas de idosos deixados sós nos seus quartos por não ter pessoal que lhes prestem apoio na ocupação de tempos livres, de horários de visita demasiado curtos e rígidos, bem como de por vezes ser servida uma refeição azeda, nomeadamente ao jantar”, acrescenta-se na nota.
Tendo em conta o cenário descrito nas queixas, o RIR defende que “é necessário agir urgentemente em relação a estas situações”, pelo que apela “à secretaria que detém a tutela das IPSS e Lares Públicos a uma maior fiscalização destas ocorrências”.
“Todos têm direito a cuidados humanizados e numa ERPI e mesmo nas unidades de saúde estes não podem falhar”, remata a nota.