A Câmara Municipal de Santa Cruz , associando-se ao 50.º aniversário do 25 de Abril, está a desenvolver um mural na parede de uma antiga Escola Primária, no Centro Histórico de Santa Cruz. O painel é alusivo à Educação, um tema caro à Revolução de Abril.
Este projecto dos murais, alusivos ao 25 de Abril, estão ser desenvolvidos pelo Studio Ruído em todo o país, e tem o apoio e financiamento do Turismo de Portugal.
De acordo com um comunicado da autarquia santacruzense, “ruído é um projeto artístico que junta os artistas portugueses Draw e Contra, com vasta experiência no graffiti e na arte urbana. A sua colaboração única combina o estilo monocromático e humano de Draw com a abordagem colorida, geométrica e textual de Contra. Com um extenso histórico nacional e internacional de pinturas, Ruído explora a interação entre o ser humano e o espaço, criando obras de arte emocionais e reflexivas com um forte impacto na valorização da paisagem urbana”.
A ideia foi criar uma série de 14 murais que representem diferentes momentos da história do 25 de Abril em diversos lugares do nosso país. Cada pintura será uma obra de arte que narra uma parte significativa deste capítulo da história de Portugal. O Studio Ruído pretende destacar histórias, acontecimentos e pessoas locais que, de alguma forma, tiveram um papel importante neste período de transição e consolidação da democracia. .
O objetivo deste projeto é criar um roteiro artístico nacional que pode unir diferentes cidades e regiões de Portugal em torno de um tema comum, fortalecendo a identidade nacional e o orgulho na herança histórica local. A ‘Revolução dos Cravos’ teve um forte impacto em todo o país, e isso pode ser uma maneira de unificar as pessoas em torno de valores democráticos e de liberdade.
Estes murais farão parte de uma publicação e o seu processo e fotos serão apresentados no Museu da Resistência, em Peniche.