Uma equipa de sete médicos do Serviço de Saúde da Região (SESARAM, EPERAM), dois especialistas e cinco médicos internos de Medicina Geral e Familiar, apresentou um estudo clínico, relacionado com a Diabetes, na 29.ª Conferência ‘WONCA Europe’, realizada em Dublin, na Irlanda, de 25 a 28 de Setembro.
O estudo foi apresentado num formato e-poster e teve por objetivo demonstrar o benefício crescente da utilização da tecnologia na monitorização, acompanhamento e melhoria dos indicadores clínicos no controlo da Diabetes, com recurso, neste relato de caso, à utilização dos sistemas de Monitorização Contínua da Glicose para melhoria dos níveis de hemoglobina glicada.
Segundo nota de imprensa do SESARAM, esta tecnologia tem vindo a apresentar evidência de benefício crescente não só nas situações de Diabetes Tipo 1, mas também na Diabetes Tipo 2.
Esta abordagem está assente numa gestão eficaz de utentes diabéticos, através de cuidados centrados no doente, considerando as suas circunstâncias biopsicossociais.
O trabalho tem como autores os médicos Maria Leonor Ramos, Pedro Pereira, Guilherme Faria, Susana Franco, Cristina Saldanha, Tiago Sardinha e Nivalda Pereira.