No âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC, que se evoca a 31 de março, a Unidade de AVC do Serviço Regional de Saúde, em parceria com a Sociedade Portuguesa do AVC, pretende realizar uma ação de sensibilização junto dos profissionais de saúde, sobreviventes de AVC, familiares e cuidadores, no próximo dia 26 de março (amanhã), pelas 10h00, no Centro de Saúde da Calheta.
O AVC continua a ser uma das principais causas de mortalidade em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardio e cerebrovasculares. É, no entanto, considerado uma patologia prevenível e tratável, por essa razão, é primordial envolver a população e os profissionais de saúde para a sua prevenção e tratamento.
Este dia constitui, uma oportunidade para a realização de ações junto da população, no sentido de sensibilizar e informar quanto à caracterização do AVC, ao reconhecimento dos sinais de alerta, à forma de atuação perante uma suspeita de AVC, aos fatores de risco para o aparecimento do AVC e à prevenção primária e secundária.
A palestra abordará áreas de relevância para a saúde e contará ainda, com a participação do Grupo de Ajuda Mútua (GAM), através da presença de vários elementos do referido grupo, partilha de experiências e entrega de material educativo e informativo sobre o AVC e os GAM.
A equipa de saúde da Unidade de AVC do Serviço Regional de Saúde é coordenada pelo médico, Patrício Freitas, e pela enfermeira, Arlinda Oliveira.