O 1.º Congresso Internacional ‘Perspetivas multidisciplinares sobre Género e Inclusão’ vai decorrer nos dias 13 e 14 de março, no edifício da Reitoria da Universidade da Madeira (UMa), organizado pela Comissão para a Igualdade e a Inclusão da UMa.
Promovido em colaboração com o Centro Universitário de Investigação em Psicologia - Pólo Madeira e o Centro de Investigação em Educação da UMa, o evento tem como objetivo explorar as múltiplas facetas e complexidades do tema numa abordagem multidisciplinar.
De acordo com a UMa, o congresso contará com um vasto painel de oradores de várias áreas científicas, entre os quais se destacam Maria do Céu Patrão Neves, Jorge Gato, Maria João Cardona e Eduardo Fermé.
Num espaço de discussão livre e informada serão exploradas temáticas como sexismo, homofobia, colonialismo, classismo, racismo, idadismo, capacitismo, e outras práticas de violência discriminativa, tanto no seu enquadramento contemporâneo, como nas suas raízes culturais e históricas.
“Serão dois dias dedicados à reflexão e a uma abordagem necessariamente interdisciplinar das construções culturais e das vivências sociais relacionadas com a inclusão e os estereótipos de género”, esclarece a fonte.
As propostas de painéis de comunicação ou de comunicações individuais devem estar alinhadas com as linhas de investigação acima mencionadas e/ou outras consideradas relevantes no âmbito das temáticas abrangentes do Género e da Inclusão e ser submetidas até 30 de dezembro, para cpmgi@mail.uma.pt.