“Começamos hoje este caminho mais próximo em direção ao Presépio e ao Natal, mas este não é apenas um caminho exterior. Estas nove missas queremos que sejam sobretudo um caminho interior”.
Assim principiou D. Nuno Brás a homília da Missa do Parto da Nazaré desta sexta-feira, que contou com casa cheia e na qual pediu aos fiéis para embarcarem nesta “peregrinação interior”, que os ajudará a serem “mais cristãos e humanos” e a “contemplarem verdadeiramente o Natal do Senhor”.
Conforme recordou, este era um apelo que Deus fazia através dos profetas, pela voz dos quais convidava os cidadãos a se deixarem guiar rumo a uma vida melhor. “E, de facto, temos hoje uma vida melhor. Apesar de todos os trabalhos, esforços e dificuldades, somos abençoados por Deus, com uma Igreja com esta, a nossa casa, o telemóvel até, a televisão para vermos o que se passa no mundo, saúde, ensino... Verdadeiramente temos muito para dar graças a Deus”, asseguro o bispo do Funchal, que garantiu que “Deus vem até nós”.
Ainda assim, e apesar destas bênçãos, o sacerdote lamenta que continuemos a ser “tão duros no coração”.
“Deixemo-nos conduzir pelo senhor não só no Natal, mas em toda a nossa existência”, encetou D. Nuno Brás, que apelou ainda a que os fiéis se deem conta de como Deus os ama.
De assinalar que nesta eucaristia marcaram presença diversas entidades regionais, tais como Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Proteção Civil, e José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa Regional.
Recorde-se que esta foi a primeira missa do parto nesta paróquia, a qual foi dedicada aos militares. Aliás, como já é tradição, antes da bênção final a Banda Militar encantou todos os presentes com o seu medley de Natal, tendo sido também entoado o tradicional cântico ‘Virgem do Parto’.
Até ao próximo dia 23 de dezembro, suceder-se-ão várias eucaristias em nome de múltiplas instituições profissionais. A de hoje foi de dedicada à Escola Gonçalves Zarco e à Farmácia Bom Sucesso, ao passo que a de manhã será levada a cabo para os Grupos Paroquiais, Luz da Paz de Belém e o CS Marítimo Geração 2014.