No primeiro mês do ano várias paróquias festejam os seus padroeiros e santos que protegem as comunidades, amparam e intercedem em dias de dificuldades. Além das eucaristias, as procissões que contam com a presença dos movimentos e confrarias das respetivas paróquias.
São Vicente
Na costa norte, em São Vicente, a festa é em honra do mártir de maior renome na Península Ibérica: São Vicente que é também padroeiro desta comunidade paroquial.
Como preparação para a festa de São Vicente está a decorrer a novena e missa cantadas às 19h30, no sábado dia 21 de janeiro esta celebração será às 17h00, e no domingo, véspera da festa é às 20h30.
Na segunda-feira, dia 22, a missa solene é às 16h00, seguida de procissão.
São Vicente é o patrono de vinhateiros, oleiros e marinheiros, e das cidades de Saragoça e Valência em Espanha e de Lisboa. Refira-se que a capital portuguesa celebrou recentemente, os 850 anos da chegada das relíquias do diácono à cidade de Lisboa.
A imagem de São Vicente é “representada com dalmática (de diácono) e tem como insígnias uma cruz, um corvo, uma grelha ou uma pira de lenha”, lê-se no capítulo dedicado à paróquia de São Vicente, no livro oragos e paróquias da Diocese do Funchal.
Caniço
A festa é em honra de Santo Antão, abade. Depois da morte dos pais, distribuiu todos os seus bens pelos pobres e retirou-se para a solidão da Tebaida, no Egito, onde começou a sua vida ascética. Na sua festa litúrgica, são abençoados os animais domésticos. Na igreja do Caniço estão a decorrer as novenas de preparação às 18h30; no dia 20 é às 19h00. No domingo, 21 de janeiro, a festa começa às 16h00 seguida de procissão com carroças e cavalos.
Câmara de Lobos
Celebra São Sebastião, mártir que nasceu em Milão. Partiu para Roma, onde se espalhavam as perseguições, aí sofreu o martírio.Na igreja de Matriz de Câmara de Lobos está a decorrer o novenário. No sábado a novena está programada para as 19h00. No dia festa a São Sebastião a missa solene é às 16h00.
Funchal
De acordo com o programa, o dia 20 de janeiro, é em honra de Santo Antão, na paróquia de Santo Amaro. Pela manhã, às 11h00, haverá a bênção dos animais na Capela Antiga. À noite, pelas 19h00, a missa solene, seguida de festa no exterior da igreja com barracas e animação.
No domingo, a eucaristia é às 16h00 seguida de procissão que terá o percurso para o lado de Santo Amaro. A Banda Filarmónica de Santo António marca presença neste dia e atuará em dois momentos.