“Saudade em Foco” é o título de uma exposição de fotografia da autoria de Leanne Correia-Garces, descendente de madeirenses, que explora a essência da Madeira, das suas paisagens, tradições, diversidade popular e rica história. Uma iniciativa que visa dar a conhecer a sua terra de origem, e também angariar fundos para uma associação que apoia deficientes visuais na Austrália Ocidental.
A ideia para a exposição de Leanne Correia-Garces, cuja mãe é natural da Madalena do Mar e o pai do Paul do Mar, já tem alguns anos. Mas só este ano foi possível colocá-la em prática após uma visita à Madeira.
”Este ano tive a oportunidade incrível de regressar à terra das minhas raízes, capturando a beleza e a originalidade de onde venho, e partilhar tudo com vocês foi uma aventura excitante” disse Leanne, durante a abertura da exposição, que decorreu no passado sábado, na Bitches Brew Gallery, em Fremantle, onde estará patente até ao dia 26 deste mês.
”Foi uma longa jornada mas sinto-me muito feliz por ver que tudo se compôs e por partilhar a beleza da nossa ilha com quem já a conhece ou pensa em vir conhecer”, acrescentou, lembrando que parte das receitas gerada pelos visitantes da exposição será doada à VisAbility WA, uma organização sem fins lucrativos que apoia pessoas com deficiência visual por toda a austrália.
A exposição contou com a presença de Belinda Cipriano, autora, jornalista e conselheira da Diáspora Madeirense na Austrália, que fez questão de salientar que a iniciativa “captura com beleza todo o espírito da Madeira”.
”Não podia estar mais orgulhosa da Leanne, ela exemplifica a próxima geração da diáspora madeirense, e a sua paixão e dedicação são evidentes em cada detalhe da exposição”, afirmou Belinda Cipriano, que é natural da Madalena do Mar, Ponta do Sol.
A sessão inaugural da exposição contou com a presença do cônsul honorário de Portugal na Austrália Ocidental, o funchalense John Da Silva, o Mayor da cidade de Cockburn, Logsn Howlett, e a sua companheira, Pat, casal que visitou a Madeira no início deste ano.