A Região Autónoma da Madeira (RAM) tem a maior concentração setorial nos ramos da Construção e da Administração Pública, em comparação com a média do país.
Esta foi uma das conclusões do Relatório do Comércio Inter-regional em Portugal, que disponibiliza informação sobre as trocas comerciais entre as regiões portuguesas e destas com o território estrangeiro.
Segundo este documento, no caso do arquipélago madeirense o setor das vendas por grosso e a retalho lidera as exportações, especialmente devido ao consumo de não residentes, o que traduz o peso do turismo na região.
Publicado pelo PlanAPP - Centro de Competências de Planeamento, Políticas e Prospetiva da Administração Pública, este relatório baseia-se num modelo desenvolvido pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Esta análise fornece um retrato sobre a estrutura económica das sete regiões (NUTS 2) e das interdependências existentes, com informação quantitativa detalhada a nível regional sobre trocas comerciais e abarcando uma enorme variedade de produtos (431 relativos a 125 ramos de atividade). Fica bem evidente a importância do comércio inter-regional, com uma dimensão idêntica à do comércio internacional.