A Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol comemora, amanhã, no dia 5 de janeiro de 2024, 47 anos de existência, tendo, por isso, preparado diversas atividades de celebração
Desde logo, no dia das Comemorações da Escola, os alunos Finalistas realizam a Bênção das Capas e proceder-se-á à entrega dos prémios de mérito académico e cívico, na qual marcaram presença o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, o secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, a presidente do Município da Ponta do Sol, Célia Pessegueiro, entre outros parceiros da Escola.
Conforme informa uma nota enviada à redação, as atividades do Dia da Escola iniciar-se-ão às 13 horas, com as tradicionais fotos dos alunos finalistas na escola.
Já pelas 14h30 realiza-se o desfile entre a escola e Centro Cultural John dos Passos, ao passo quem, pelas 15 horas, decorrerá a sessão solene, com a presença das entidades já referidas.
Seguir-se-á a tradicional Missa da Bênção das Capas, pelas 16:30, na igreja matriz da Ponta do Sol. Posteriormente, os alunos finalistas e respetivas famílias terão o seu jantar e o tão aguardado Baile de Finalistas no Lugar de Baixo.
Recorde-se que, primeiramente denominada de Escola Preparatória da Ponta do Sol, este estabelecimento de ensino funcionou no edifício designado “O Patronato”, situado na rua Padre Leão Henriques, na Vila da Ponta do Sol, onde era lecionado apenas o ensino preparatório. Entretanto, com a regionalização do ensino, chegou a designar-se Escola Preparatória Rodrigo Enes, em homenagem àquele que se considera ser um dos mais antigos povoadores da Ponta do Sol e que se fixou nesta localidade por volta de 1440.
A partir de 1987, com o alargamento da escolaridade para nove anos, passa a funcionar também com o anexo no Solar dos Esmeraldos, na Lombada da Ponta do Sol, onde era ministrado o 3º ciclo unificado.
Já o atual edifício da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol foi inaugurado no ano escolar 2000/2001, no dia 5 de março de 2001.
Presentemente, a escola possui uma oferta formativa diversificada, dado que, para além do ensino básico e dos Cursos científico-humanísticos do ensino secundário, disponibiliza ensino artístico especializado de música, no ensino básico; e Cursos de Educação e Formação e dos Cursos Profissionais do Ensino Secundário.