MADEIRA Meteorologia

Blinken aborda guerra em Gaza em encontro com príncipe herdeiro saudita

Data de publicação
08 Janeiro 2024
17:42

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, reuniu-se hoje à porta fechada com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed Bin Salman, para conversações sobre a guerra na Faixa de Gaza, indicou a agência noticiosa oficial saudita SPA.

O chefe da diplomacia norte-americana chegou à Arábia Saudita hoje à tarde, vindo dos Emirados Árabes Unidos, onde se reuniu com o presidente, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, para discutir a forma de impedir a expansão da guerra em Gaza, no meio de uma escalada de tensões em todo o Médio Oriente.

Em Abu Dhabi, Blinken, que parte hoje à noite para Israel, e Bin Zayed sublinharam a “importância de trabalhar para evitar a expansão do conflito de uma forma que ameace a paz regional, bem como criar um horizonte claro para uma paz abrangente e duradoura na região”, segundo a agência noticiosa dos Emirados WAM.

Na respetiva conta pessoal na rede social X (ex-Twitter), Blinken indicou ter analisado com Al Nahyan “os esforços para evitar que o conflito na região se alargue e para responder às necessidades humanitárias em Gaza”.

“Sublinhei o nosso empenho contínuo na criação de um Estado palestiniano independente”, acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana, que já defendeu anteriormente que uma solução de dois Estados é a forma mais adequada de acabar não só com a guerra em Gaza, mas também com o histórico conflito israelo-palestiniano.

A visita de Blinken à Arábia Saudita coincide com a do chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, que se reuniu hoje com o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Faisal bin Farhan, também em al-Ula, cerca de 1.070 quilómetros a oeste de Riade, e reiterou o empenho na criação de um Estado palestiniano, sobre o qual existe um amplo consenso internacional.

No final da visita à Arábia Saudita, o chefe do Departamento de Estado norte-americano deslocar-se-á a Israel, onde insistirá na importância de proteger os civis face à ofensiva contra o enclave palestiniano.

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas, divulgou hoje que mais de 23 mil pessoas morreram desde o início da ofensiva de Israel contra o Hamas em Gaza.

A guerra em curso na Faixa de Gaza foi desencadeada por um ataque sem precedentes do Hamas em Israel, que matou cerca de 1.200 pessoas, em 07 de outubro, e que também fez nesse mesmo dia mais de 200 reféns.

Em retaliação, Israel prometeu aniquilar o Hamas e lançou uma ofensiva aérea e terrestre que provocou um elevado nível de destruição de infraestruturas na Faixa de Gaza, um pequeno território com cerca de 2,3 milhões de habitantes.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Gestora de Projetos Comunitários
16/11/2024 08:00

Esta semana foi marcada por uma espécie de “déjà vu” da crise política que marcou a atualidade regional a partir de janeiro de 2024 e que culminou num...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

No que diz respeito à Madeira, qual é a sua opinião sobre o Orçamento do Estado para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas