A ministra dos transportes da África do Sul, Sindisiwe Chikunga, tornou público no passado dia 16 de que 719 pessoas morreram nas estradas sul-africanas em consequência de acidentes de viação.
Desde então continuam a constatar-se, diariamente, acidentes de viação de norte a sul do país em alguns casos com a morte na totalidade dos ocupantes dos veículos envolvidos em colisões, pelo que não é difícil de inferir que o número de mortos ultrapassou os 900.
Na área metropolitana de eThekwini, Durban, a terceira maior cidade do país, a polícia de trânsito aplicou 10.669 multas por condução perigosa e veículos com deficiências técnicas específicas, desde o passado dia 1 de dezembro até ontem.
De salientar que em 2022 pereceram nas estradas sul africanas um total 12.436 pessoas em acidentes de viação das quais 5.347 eram peões, o que corresponde a 43% dos óbitos tendo-se registado cerca 800.000 acidentes ocorridos durante o ano, o que corresponde a uma média de 2.200 por dia nas estradas da África do Sul. Na quadra festiva do Natal do ano de 2022 ocorreram 1642 mortes resultantes de acidentes de viação.
O JM não dispõe de informações sobre vítimas entre comunidade portuguesa.