Os dados recentemente divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística revelaram que o PIB madeirense em 2022 ultrapassou o valor histórico de 6.000 milhões de euros, o que corresponde a um PIB per capita de cerca de 24.000 euros.
Os sectores turísticos, construção/imobiliário e tecnologias tem apresentado taxas de crescimento bastante significativas.
Este crescimento surge pelas condições que o Governo Regional tem proporcionado de um ambiente favorável aos negócios, de baixa tributação e com a criação de mecanismos de atração de investimento.
A estabilidade política e governativa tem sido uma das razões do sucesso económico, porque permite aos investidores um grande grau de segurança na previsibilidade nos negócios. É extremamente nefasto para a atividade económica a falta de previsibilidade e as alterações normativas frequentes.
A aposta que a região tem feito através de diversos instrumentos de política fiscal e económica para diversificar a economia, apostando sobretudo nas novas tecnologias, aproveitando deste modo a mão de obra altamente qualificada pela Universidade da Madeira e outras sinergias que a Madeira oferece. Fruto de todo este trabalho é o sucesso alcançado no sector tecnológico, onde em 2022 foram alcançados os 612 milhões de euros de volume de negócios gerados pelas 508 empresas deste sector sediadas na região.
Desta forma, uma política de redução fiscal e de baixa tributação tem contribuído para uma maior capacidade de atração de investimentos externo e de maior disponibilidade financeira das empresas.
A existência de uma situação de business friendly na região, é também um dos fatores para este crescimento consistente da economia.
Obviamente, que estes dados têm também um efeito na redução do desemprego, tendo a região alcançado uma taxa de desemprego de 4,8% no 3.º trimestre de 2023, que corresponde à taxa mais baixa do país a para do Algarve.
Desta forma e com estes dados e os previstos para 2023 a Madeira fecha o Ano em Grande.
Bom Natal e Feliz Ano Novo