Um dos instrumentos que os países/regiões e até concelhos adotam para atrair investimento é a criação de agências de promoção de investimento, dotando-as de recursos financeiros e técnicos de forma a disponibilizar aos investidores, de forma sistematizada, toda a informação relevante para os seus investimentos, sobretudo informação ao nível jurídico e fiscal.
No processo captação de investimento é necessário realizar um trabalho enorme de promoção nos diferentes mercados, realizando-se para esse fim reuniões, encontros com associações empresariais, roadshows, etc.
Para captar investimento estrangeiro é necessário criar uma imagem amigável do investimento e diferenciadora de outras regiões, através de uma política fiscal mais atrativa, redução das barreiras burocráticas, disponibilidade de mão de obra, boas vias de comunicação, etc. São todos estes fatores que irão contribuir para que as agências de promoção do investimento possam desenvolver de forma mais eficaz o seu papel de divulgação.
O investimento estrangeiro terá um efeito positivo na economia do país ao nível do aumento de emprego, introdução de novas tecnologias e novas técnicas de gestão - esta situação ocorre quando o investimento é bom (quando é um investimento predatório a nível ambiental e não traz qualquer know-how, o mesmo não deve ser considerado). Assim, deve ser devidamente selecionado o tipo de investimento que queremos atrair e que tipo de benefícios o mesmo proporcionará à região onde será implantado.
Muitas agências, para além de um trabalho de captação de investimento, também auxiliam as empresas locais em processos de exportação e/ou internacionalização. A ação das agências de promoção de investimento assume, pois, uma importância vital quer na captação de investimento quer no acompanhamento e na retenção deste investimento.