MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Jornalista

26/10/2023 08:00

Ainda que muito jovem recordo-me dos tempos da revolução que nos trouxe a democracia em primeiro lugar com a liberdade e depois o desenvolvimento. No caso da Madeira o 25 de abril trouxe-nos também autonomia.

Neste processo começou a existir o que até aí não existia: a possibilidade de escolher de forma livre quem nos governa para as diferentes estruturas de poder.

As eleições nos primeiros tempos eram muito participadas. Era novidade. Quando o povo se apercebeu que tinha nas suas mãos a escolha de quem governa fosse para nível de poder fosse, não a quis desperdiçar.

A atividade política/partidária era intensa. Os partidos multiplicavam-se sobretudo em comícios para fazer passar a mensagem. Os adros das igrejas eram palcos privilegiados para essas acções de campanha. Era ali que facilmente se encontrava o povo. Tudo funcionava em função da hora das missas. Os partidos faziam tudo para garantir o lugar. Até havia uma espécie de corrida para ver quem chegava primeiro, o que depois dava o direito de falar primeiro. A comitiva que chegasse primeiro, era a primeira a usar da palavra mal a celebração religiosa acabasse.

Cada partido apresentava os seus candidatos, as suas ideias para o futuro da freguesia, do município da região ou do país. Nessa altura o povo ouvia com atenção.

Recordo-me de assistir a comícios do PPD, PS e do CDS, na altura eram os partidos que mais apareciam. Recordo-me também da UDP que já se fazia notar.

Nesse tempo já se distribuía algum material de campanha que nós os mais pequenos colecionávamos.

Andávamos em correria a juntar panfletos e autocolantes que eram atirados pelas comitivas partidárias. Aqui não interessava nem a mensagem nem a cor política. Para nós o que contava era a quantidade. Juntávamos quase como cromos.

Comparando com os dias de hoje, nessa altura era pouco o material que se distribuía. Só mais tarde começaram a aparecer os lápis e os cadernos - por sinal material que dava muito jeito para a escola. As camisolas e bandeiras começaram a surgir mais tarde. Também eram materiais que davam muito jeito. A malta corria e quase que brigava por uma camisola. Também começaram a surgir uns sacos de pano. Por aqueles dias víamos alguns colegas que chegavam à escola com um saco com as cores do PSD. Era aí que levavam o material escolar.

As bandeiras de tecido também davam muito jeito. Recordo-me da minha mãe com o tecido das bandeiras, fazer travesseiros que depois eram enchidos com esponja. Fazia também sacos que serviam para levarmos milho ou trigo ao moinho para moer.

Nessa altura a luta política era intensa. Os políticos entre si por vezes não se olhavam como adversários, mas sim quase que como inimigos.

As actividades de campanha não tinham o profissionalismo de hoje. Nesse tempo eram os próprios militantes que andavam pelos sítios colando cartazes, ou pregando pendentes nos postes e iluminação pública.

O PPD como sabemos era hegemónico e dava pouca margem aos adversários políticos. Desse tempo recordo-me de três líderes marcantes da história da nossa autonomia: Alberto João Jardim, Emanuel Jardim Fernandes e Paulo Martins.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o Orçamento Regional deveria ajudar a pagar as despesas da Universidade da Madeira?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

10:22

A Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) emitiu uma nota de pesar pela morte de Maria Inês Furtado Pedro, estudante do curso de Comunicação Social,...

10:06

Uma jovem de 20 anos, filha de pais naturais de Viseu mas a residir há vários anos na costa norte da Madeira, faleceu na madrugada de sábado, na sequência...

12:44

O jogo entre o Bacchus FC e o CS Juventude de Gaula, a contar para o Campeonato +35 da 1.ª Divisão da Liga de Veteranos, terminou com um empate a uma bola,...

21:10

Um pneu saltou de um viatura em pleno andamento na via rápida, junto ao túnel João Gomes.

A ocorrência obrigou ao reboque da viatura, operação que causou...

6:59

O trânsito caótico em dois dos mais visitados pontos turísticos da ilha da Madeira faz manchete no JM, esta segunda-feira.

A reportagem, ilustrada na capa...

11:16

Estão atracados, no Porto do Funchal, três navios de cruzeiro, nesta segunda-feira.

No cais norte, encontra-se, desde ontem, o ‘The World’, que pernoita...

20:17

Foi lançada esta segunda-feira, no canal oficial do Festival Eurovisão da Canção no YouTube, uma nova versão do tema ‘Deslocado’, dos NAPA, com arranjos...

• PUB
14:42

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, IP-RAM, em parceria com a Federação de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira, lançou esta segunda-feira...

12:38

À porta do Museu CR7, turistas fazem, esta manhã, uma longa fila para visitar a infraestrutura cultural destinada à vida e obra de Cristiano Ronaldo.

A...

12:57

Um caminhante publicou, esta manhã, um vídeo nas redes sociais onde se mostra, acompanhado por outros pedestres, a atravessar um caminho sinuoso, no Curral...

Últimas

12:59

Um homem morreu à facada hoje de madrugada em Braga numa rixa que envolveu cerca de 20 pessoas, disse à Lusa fonte da PSP.

Segundo a mesma fonte, a desordem...

12:47

Filipe Sousa critica atuação do PSD e PS e promete defender os direitos dos madeirenses na Assembleia da República.

O cabeça-de-lista do Juntos Pelo Povo...

12:37

Miguel Nunes tem neste momento 1,09.9 minutos de vantagem na frente do Rali de Santana.

O segundo classificado é Miguel Caires.

Após a quinta classificativa,...

12:29

Depois do despiste de Francisco Santos, o Rali de Santana vai ser retomado.

Os pilotos que não cumpriram a quarta classificativa vão em troço de ligação...

12:19

O Rali de Santana está parado neste momento devido a despiste de Francisco Santos.

Uma ambulância e respetiva viatura de desencarceramento foi acionada...

12:11

“O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) – Madeira relembra que, apesar da atenção mediática inicial e da indignação gerada, pouco ou nada foi feito...

12:07

A quarta classificativa do Rali de Santana, com condições muito difíceis (chuva e nevoeiro) e que consiste na segunda passagem pela Ilha, originou uma...

• PUB
11:59

A tripulação da Esquadra 502 – ”Elefantes” foi ativada na manhã deste sábado para uma missão de transporte aeromédico, prestando apoio essencial a dois...

11:49

O Parque Temático da Madeira realiza jogos tradicionais madeirenses.

A iniciativa ocorre das 14h30 às 15h30 e consiste em lembrar algumas tradições populares...

11:42

A Seleção Nacional Feminina de Futebol vai encerrar a fase de grupos da Liga das Nações na Madeira, num confronto frente à Bélgica agendado para o próximo...