MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

JM-Madeira

28/10/2021 08:01

Em primeiro lugar, porque falamos em evolução?

Toda a História humana é feita de evolução. Vejamos alguns exemplos:

Império Romano: Para entretenimento da população, os imperadores descobriram uma forma de manter o povo entretido e satisfeito: As lutas de gladiadores. Os gladiadores eram escravos capturados, que eram obrigados a lutar nas arenas romanas (como hoje se faz aos touros) até à morte! Muitos eram contra esta prática cruel e desumana, especialmente filósofos e pensadores da época, pessoas mais cultas e esclarecidas de Roma. No entanto, a humanidade evoluiu e este entretenimento extinguiu-se.

Escravatura:

A escravatura foi durante muito tempo prática comum em toda a Europa. Homens, mulheres e crianças eram capturados e vendidos em mercados de escravos, como se de coisas se tratassem. E, quando começaram a aparecer as primeiras vozes contra esta prática cruel e desumana, os esclavagistas argumentavam, que esta sempre existira desde o início da humanidade. Evoluímos, e esta foi abolida.

Tauromaquia: Existiu em toda a Europa, porém extinguiu-se ficando apenas confinada a alguns países, tais como: França, Portugal e Espanha. E isto porquê?

Porque, hoje, conhecemos a Senciência animal, que significa a capacidade que os animais têm de sentir, tal como nós, tristeza, dor, seja física ou psicológica.

No seu artigo refere ainda R.B.:

"Se formos analisar a pegada de carbono produzida pelos bens alimentares basilares da alimentação vegana não é linear que seja sempre menor… a soja produzida de forma intensiva na Amér. Lat. e o desrespeito pelas condições laborais… são evidências de como não existem sistemas alimentares "santos".

Esta é uma falsa questão, como se pode ler no texto seguinte:

… "A necessidade de satisfazer a crescente procura de carne nos países ricos, está a produzir um notável impacto nas nações pobres que se repercute em todo o planeta. Os bosques tropicais estão a ser queimados para serem convertidos em pastos para gado.

Uma boa parte da soja e dos cereais nutritivos que se produzem nos países não industrializados, estão a ser destinados a alimentar o gado, cuja carne, vai ser comercializada, em vez de ser utilizada para alimentar a população humana."

DR. Roger Jorge D. Pamplona, doutorado em medicina pela Univ.de Granada, do livro, A Saúde pela Alimentação, vol.1, pp.263, Encicl. de Educação e Saúde).

A soja de que fala, é destinada aos milhões de animais mortos todos dias, para consumo humano. Não se façam confusões...

R.B. fala ainda no apoio à produção animal local. Será à produção intensiva de aves criadas em aviários, cujos animais vivem num inferno, ficam com as patas pregadas nas impróprias redes onde andam, porque lhes retiraram a terra? (Veja-se foto chocante publicada no D.N. de 8 de Out. de 2021).

Como se conclui que o veganismo é mais ético? Por tudo o que expus atrás e porque não se consome nada que envolva sofrimento animal. Porém, quero deixar claro, que respeito tudo e todos, cada um com sua opção de vida, sem me julgar melhor e, sobretudo, sem julgar ninguém!

"Chegará um tempo, em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e, nesse dia, todo o crime contra o animal, será um crime contra a humanidade."

Leonardo da VInci (1452-1519).

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho de António Nunes à frente da Proteção Civil da Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas