Um happinnes manager não é um extraterrestre sempre alegre, de purpurinas na cara e a jogar confetes. Como qualquer outro profissional, discorda e fica frustrado. Mau sinal será estar sempre radiante com tudo e com todos.
Acontece que sentimentos negativos são muito mal vistos e um alvo a abater rapidamente. Só que a dor é inevitável. É um processo natural, tem uma duração e um fim. O que fazemos com ela é que pode mudar tudo. Momentos de raiva, quando bem geridos, fazem-nos superar barreiras, leva-nos a defender as nossas ideias com convicção. A tristeza, se assim quisermos, torna-nos mais solidários e predispostos a resolver conflitos. Situações imprevistas, são boas oportunidades para a equipa relembrar a importância de seguir orientações e de equacionar melhorias nos procedimentos.
Problemas e erros devem existir. O sofrimento criado, mantido nas nossas mentes e nos nossos hábitos, é que podem durar infinitamente e vai afetar os negócios.
Ao longo dos tempos, foi vendida a ideia de que para vivermos uma vida plena temos de nos sentir bem imperativamente e a qualquer custo. Esta utopia e obsessão pela felicidade afasta as empresas da solução para o seu crescimento e desenvolvimento sustentável: cuidar do seu bem mais precioso, as pessoas.
Por isso, detetem nas vossas equipas de trabalho quem será a figura de happinnes manager e não a deixem fugir:
- Tem grande interesse pelo empoderamento das pessoas;
- A sua energia é boa e contagiante;
- Sabe conectar a cabeça e o coração no local de trabalho;
- Percebe logo os pontos fortes da equipa e de cada colaborador;
- Promove momentos de partilha, cooperação e de confiança;
- Sabe que se um membro da equipa não está alinhado com o propósito da empresa, não é desgraça nenhuma deixá-lo ir.
- Identifica os problemas e resolve-os;
- Orienta e treina;
- Inspira os outros e relembra a missão, o propósito e o impacto positivo de cada um e da empresa;
- Alinha os valores e os objetivos da equipa com os da organização.
Vai ter dias menos bons. A sua marca será potencializar o negócio e a sua equipa, decidindo estar bem a maior parte das vezes.