MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz

7/12/2022 08:00

A Câmara Municipal do Porto Moniz, através do Gabinete de Apoio ao Idoso, encontra-se a desenvolver um projeto que bebe na expressão "Nunca é tarde…" a inspiração para a sua implementação.

Este projeto nasce com o intuito de concretizar sonhos de vida inviabilizados devido a questões de ordem financeira, geográfica, familiar ou social e tem como público-alvo a população idosa residente no concelho do Porto Moniz.

Uma vez mais, a Câmara Municipal do Porto Moniz dedica atenção e aposta na promoção de um envelhecimento ativo e feliz, contribuindo para o incremento da qualidade de vida e igualdade social dos seus munícipes.

Tal como outras valências do Gabinete de Apoio ao Idoso, este projeto sai das quatro paredes do Gabinete, entra na casa dos idosos e, em última instância, tira-os de casa, quebrando o isolamento que aniquila a vontade de viver, fazer e ser.

Com este projeto pretendemos mostrar aos nossos idosos que nunca é tarde para sonhar e, acima de tudo, que nunca é tarde para viver e concretizar o sonho, contribuindo para a valorização pessoal de quem tem muito valor pelo tanto que já deu aos seus e à sua terra, sendo esta a hora de devolvermos, ainda que com pequenos gestos.

Este projeto poder vir a assumir-se igualmente como uma mais-valia para a seleção da oferta formativa da futura Universidade Sénior do Porto Moniz, espaço que pretendemos seja fruído em pleno pela população sénior deste concelho.

A implementação deste projeto será assegurada por uma equipa multidisciplinar, pela equipa do Gabinete de Apoio ao Idoso, Gabinete cuja criação é um dos motivos que mais orgulho me causa ao longo destes já mais de 9 anos de gestão camarária.

Temos marcado, em muitas ações, pela diferença, mas não tenho dúvidas que a criação deste Gabinete assumiu-se de fulcral importância para a promoção do envelhecimento ativo das nossas gentes e tem servido de inspiração dentro e fora da Região, facto que me deixa imensamente satisfeito e com a consciência de que criamos algo cuja existência e importância é já incontestável.

A importância é de tal modo incontestável que há até quem queira já fazer mostrar que esta forma de trabalhar é transversal a todos os quadrantes políticos. Podem agora até querer fazer parecer que assim é, por manifesta necessidade de quem teve que render-se às evidências, mas quem tenha dúvidas de que esta é uma iniciativa vincadamente socialista, pergunte aos nossos idosos como era a sua vida há 9 anos atrás e como é agora.

A verdade é que embora se ouça que tudo é "…para continuar…" ou "…para manter…" afirmo, como outras vezes já o fiz, que é de tamanha incoerência mostrar total concordância com a implementação deste tipo de projeto de promoção do envelhecimento ativo e, em simultâneo, apregoar que no Porto Moniz se promove a subsídio-dependência e que este concelho padece de falta de investimento.

Com projetos como o "Nunca é Tarde…" estamos a investir no que não temos dúvidas de que é o mais importante: nas Pessoas. Sempre dissemos que era isso que pretendíamos continuar a fazer e só temos pena que quem se diga "no rumo certo" não tenha ainda conseguido, pelo menos no Porto Moniz, definir um rumo e derramar investimento, de forma equitativa, equilibrada e devidamente pensada.

Deixo uma palavra de agradecimento à jovem Miriam Mendonça que em boa hora apresentou este projeto à autarquia. Nesta, como noutras situações, o Município de Porto Moniz está a ajudar a materializar ideias com possibilidade de surtirem grande impacto junto da população.

Estamos recetivos a que outros jovens nos procurem com o mesmo objetivo: fazer saltar do papel para a realidade projetos válidos e interessantes. É para isso que existem as autarquias e a política de proximidade.


P.S: À Freguesia do Porto Moniz, que amanhã comemora mais um aniversário, e a todos os seus fregueses endereço as minhas felicitações, extensivas a todos quantos sendo daqui naturais se encontram, na diáspora, sempre com esta terra no coração.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas