Esta semana, o Município de Porto Moniz foi reconhecido pelos Municípios Amigos do Desporto, como Município com Oportunidades de prática Outdoor do ano 2022, galardão que premeia o trabalho dos municípios que investem na transformação dos espaços exteriores, melhorando as condições de prática de atividades desportivas outdoor, possibilitando oportunidades de prática, quer informais autónomas, quer formais e com acompanhamento, assim como as atividades e os eventos que utilizam os espaços exteriores dos territórios.
Acredito convictamente que os autarcas em particular e os políticos em geral devem trabalhar em prol da população que os elege e não para prémios e protagonismo, mas deixa-me particularmente satisfeito verificar que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo executivo camarário, pelos nossos colaboradores, pelas coletividades desportivas parceiras (locais e regionais) tem contribuído, de forma inequívoca, para a afirmação do Porto Moniz como a "capital regional dos desportos outdoor’.
De entre os 142 municípios reconhecidos como ‘Município Amigo do Desporto’, o Porto Moniz mereceu, no ano passado, a Certificação de Qualidade do Programa de Atividade Física Sénior e este novo reconhecimento nacional, como Município com Oportunidades de Prática Outdoor do Ano 2022, mostra-nos que estamos no caminho certo.
O Porto Moniz conta com uma excelente oferta de parques intergeracionais, parques estes que possibilitam a prática desportiva ao ritmo de vida de cada um, de forma autónoma e informal, mas, a par disso, destaca-se a atividade física orientada, destinada não só à população sénior, como à população em geral.
Nada me causa mais satisfação do que perceber que a nossa população idosa é agora mais ativa, física e socialmente, com todos os ganhos que daí advêm para a sua saúde física e mental.
A comparticipação municipal em cada evento desportivo e a construção de infraestruturas de apoio à prática desportiva devem ser vistos como um investimento cujo retorno não se esgota com as estadias e refeições na data em que decorre o evento.
A aposta no desporto outdoor tem contribuído igualmente para levar as paisagens do Porto Moniz e de toda a Costa Norte aos quatro cantos do mundo e são já muitos os relatos de quem cá se desloca como desportista, mas regressa posteriormente, como turista, acompanhado de familiares e amigos para usufruir do destino nas suas mais diversas vertentes.
É assim cada vez mais redutor e descabido ver o desporto como despesa e apregoar que se "gasta" ou "esbanja" dinheiro com a atividade desportiva. Principalmente em períodos de campanha, jogaram-me já, por inúmeras vezes, por demasiadas vezes, estes comentários à cara. Ultimamente, as críticas abrandaram e já é mais frequente o "Concordamos, mas…" e isso tem sucedido porque já há quem por mim responda que esta tem sido, efetivamente, uma aposta ganha e a resposta é mais credível se vier de quem é conhecedor do real retorno, como é o caso dos empresários ou de quem é entendido na área da gestão do Desporto como é o caso da entidade que premeia agora o trabalho da autarquia, trabalho esse que torna, a nível regional, completamente incontornável a referência ao Porto Moniz quando se fala de modalidades como o Trail, o BTT, a Pesca Desportiva, o automobilismo, entre outras.
Em tudo na vida, e já extrapolando, acredito que o tempo encarrega-se sempre de mostrar quem tem razão.