MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz

12/10/2022 08:00

Não será também a primeira vez que dedico este espaço à problemática de não pensarmos o destino Madeira, com respeito pelas especificidades de cada concelho. Esquece-se muitas vezes que o destino Madeira inclui o destino Porto Moniz, o destino S. Vicente, o destino Santana e o destino Porto Santo, todos com caraterísticas e atratividades distintas que interessa potenciar ao máximo, não apenas no verão e não apenas para uma fotografia.

Continua a causar-me uma certa indignação que cartazes como a Passagem de Ano, o Carnaval, a Festa da Flor ou a Festa do Vinho não cheguem ao Norte se não pelo esforço das autarquias, fazendo estas uso de recursos dos seus orçamentos que, obviamente, não possibilitam a sumptuosidade de festejos nem podem ter a pretensão de competir com os adornos a Sul. A questão é mesmo esta: deveria haver distribuição de investimento para que, por essas datas, fossem criados motivos de visita a todos os concelhos.

A segurança do destino Madeira parece, por si só, estar a contribuir para o atenuar da sazonalidade, contudo, muitas vezes, parece que vivemos numa ilha dentro de outra ilha, notando-se que custa "levar" ao Norte eventos promovidos pelas entidades com responsabilidade a nível regional. Mais triste é que nas poucas vezes em que se realizam eventos a Norte, não são dados a conhecer às autarquias que poderiam ser importantes veículos de divulgação junto dos empresários locais e do restante público-alvo.

No Porto Moniz, procuramos esbater os efeitos do fim do verão, apostando, na ainda chamada época baixa, em pelo menos um evento por semana, de caráter cultural ou desportivo, que traga pessoas ao Porto Moniz, que aumente o número de dormidas e a procura pela restauração.

No Porto Moniz, no passado fim de semana, em parceria com o Clube Desportivo Nacional, promovemos a realização da Prova Espetáculo Porto Moniz-Auto Barreiros Iveco Bregs e a Rampa Regional de Porto Moniz-Ilha Pneu 2022.

Por estes dias, está a decorrer o Mountain Bike Madeira Meeting, em parceria com o Clube Naval do Seixal e, no próximo fim de semana, terá lugar a décima edição do KM Vertical do Fanal, organizada em parceria com o Clube de Montanha do Funchal.

Reconhecemos que alguns dos parceiros do Município, em algumas atividades, até são apoiados pelo Governo Regional e até aí tudo nos parece bem. O que nos parece muito mal é a falta de respeito institucional demonstrada, por exemplo, há bem pouco tempo, no âmbito do evento Festival da Natureza, evento este que, pelo que consta, até chegou ao Porto Moniz.

É triste que o que chega ao Porto Moniz, no que a eventos da iniciativa do Governo Regional diz respeito, além de ser em pouca quantidade, seja quase como que "camuflado". Com a falta de respeito institucional lido bem e este já nem me choca, o que me choca é que a falta de comunicação entre as entidades gera falta de divulgação junto dos agentes locais, com o desaproveitamento de recursos notório daí decorrente.

Para que o turismo da Madeira e do Porto Santo esteja efetivamente em alta e para que o destino esteja efetivamente em alta é preciso atenuar os efeitos da época baixa, em todos os concelhos, sem exceção, em parceria com os clubes, associações e também, naturalmente, com todas as autarquias.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas