As tendências tecnológicas desempenham um papel importante no crescimento e expansão dos mercados. Estas podem transformar setores inteiros, abrindo espaço para o surgimento de novos produtos e serviços, adotando métodos mais eficientes e eficazes, e proporcionando experiências diferenciadores aos clientes/consumidores.
O investimento em sectores em crescimento, ou percecionados como tendo potencial de crescimento, é sempre aproveitado pelos investidores tendo como objetivo um retorno financeiro.
A adoção, pela Madeira, de uma estratégia de desenvolvimento assente na inovação e no empreendedorismo tecnológico tem permitido fomentar a competitividade, a internacionalização e a diversificação do mercado regional nas áreas tecnológicas, a atração de investimento externo, através da fixação de empresas tecnológicas, bem como a transferência de tecnológica entre empresas e instituições de ID&T&I.
Esta estratégia, aliada às dinâmicas positivas que a região oferece, nomeadamente a segurança, bem-estar, clima, estabilidade política, um quadro fiscal estável, apoios à incubação, instalação e operação corrente, voos diretos a várias capitais europeias, jovens empreendedores e com elevadas qualificações, foram condições propícias para que se estabelecesse na região um ecossistema ativo, dinâmico e diversificado de empresas nas áreas das novas tecnologias, com impacto direto e indireto na economia regional.
A excelência da região está a atrair, de forma consistente, jovens empreendedores, empresas regionais, nacionais e internacionais para a concretização de novos projetos tecnológicos, em áreas tão diversas como a inteligência artificial e a robótica, bem como para testarem localmente novas tendências tecnológicas (produtos e serviços), funcionando a Madeira com um Live Lab.
Novas oportunidades de negócio, mais receita fiscal, dinamização empresarial, diversificação da economia local, novos produtos e serviços, mais emprego jovem qualificado e fixação na região de jovens mais qualificados são exemplos do impacto socioeconómico que a aposta na inovação e no empreendedorismo tecnológico está já a trazer à região.
O setor tecnológico na Madeira é, pois, um mercado em expansão, tendo as condições favoráveis da região permitido que o número de empresas tecnológicas aumentasse de 311, em 2019, para 508 empresas em 2022 (dados DREM).
Significativo é também o volume de negócios gerado pelo setor tecnológico na Madeira, que passou de 211 milhões de euros em 2019 para 612,5 milhões em 2022, isto é, quase que triplicou (dados DREM).