Hoje, vou escrever sobre longas-metragens e séries de ficção. Para todas as pessoas. Escrevo sobretudo para as que pertençam a um segmento da população ainda sub-representado nas áreas do cinema e audiovisual. Estou a escrever sobre pessoas com diversidade étnica, cultural, sexual, de género, deficiência ou diversidade funcional e pessoas de contexto socioeconómico desfavorecido. Escrevo sobre a ‘Pitch Me!’.
A ‘Pitch Me!’ é uma iniciativa desenvolvida pela Academia Portuguesa de Cinema e pela Netflix, à qual associou-se a CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, focada, essencialmente, na diversidade e inclusão de narrativas e autores com sub-representação no cinema e no audiovisual. Com esta iniciativa, pretende-se descobrir o trabalho de argumentistas emergentes, através de um Programa de Desenvolvimento de escrita no formato de residências, que consistirá em: Residência Inicial, Sessões de mentoria individuais de acompanhamento de projeto (por argumentistas) e Residência Final. As pessoas responsáveis pela autoria dos projetos selecionados que integrarão o Programa de Desenvolvimento acima referido, vão poder apresentar, na Sessão de Pitching, os respetivos projetos desenvolvidos, perante um grupo de profissionais representantes da indústria cinematográfica e audiovisual portuguesa.
No processo de seleção, o Júri responsável pela avaliação de projetos - composto pelo poeta e dramaturgo André Tecedeiro, o realizador Ary Zara, a atriz, produtora e argumentista Ciomara Morais, a argumentista e editora Marta Lança e a jornalista e escritora Paula Cardoso -, terá em conta não só a criatividade e inovação de cada projeto apresentado, nomeadamente na forma como expressa a intenção de trabalhar sobre narrativas relacionadas com a diversidade e a representatividade de realidades sub-representadas no cinema e audiovisual, bem como o potencial cinematográfico/audiovisual de cada projeto apresentado.
As candidaturas estão abertas e podem ser enviadas até 7 de setembro. Deixo o link para todas as pessoas que estiverem interessadas em conhecer melhor o projeto ‘Pitch Me!’: http://www.academiadecinema.pt/pitch-me-2023/
"Todos, todos, todos." Este foi, para mim, o momento. O mais marcante da JMJ. Aquele em que o Papa Francisco pôs meio milhão de pessoas, no Parque Eduardo VII, a gritar por uma Igreja mais inclusiva e de portas abertas. Vou guardá-lo, na minha memória. Obrigada.