Esta guerra começou pelo comando de um homem "belicamente" e financeiramente muito poderoso.
Incomoda-nos mais, porque é aqui ao lado, porque pode chegar até nós.
Será esta guerra na Europa uma catarse, com o objetivo de trazer à consciência fenómenos que para muitos de nós estão recalcados?
Uma catarse "barulhenta" para garantir o futuro! Catarse na tomada de consciência das nossas más posições.
Sempre achei que a maior parte das decisões que tomamos não são tomadas com o intuito de garantir o futuro, são tomadas pensando em nós e no nosso conforto.
É preciso ver (ter consciência) como são irresponsáveis algumas políticas mundiais, porque criam "Putins", este Putin não se criou sozinho, ele não conseguiu o seu poder sozinho. A criação do Putin foi mundial. Ele foi criado pelo que se defende e protege nas sociedades de países chamados de "evoluídos" onde existe: uma cegueira para o crime económico; uma valorização/existência de offshore; uma defesa/existência de vistos gold (vender a autorização de residência através da compra de uma casa de luxo).
Este ano tivemos eleições em Portugal e ouvi pela boca de alguns candidatos, agora eleitos, a defesa do enriquecimento defendendo também as estratégias em cima.
Votamos no nosso conforto?
O tão defendido e valorizado enriquecimento, que está mais do que provado, traduz-se em aumentar os lucros às empresas cortando, obviamente, nos salários dos trabalhadores.
Promover o enriquecimento de todos é uma falácia, porque nos últimos 40 anos a nível mundial, o que se paga em salário é um valor cada vez mais pequeno, no entanto, quem produz a riqueza são os trabalhadores que estão cada vez mais pobres e as grandes empresas cada vez mais ricas, algumas destas empresas até usam os offshores para pouparem em impostos.
As empresas que mais lucraram com a pandemia não aumentaram significativamente o seu número de funcionários, nem os salários.
A redução mundial do valor dos salários, tira-nos qualidade de vida aumentando naturalmente a tristeza, a frustração, a doença precoce, tirando-nos as "forças" e ao contrário do que devia acontecer baixamos ainda mais a cabeça aos "líderes" que agem com o: "Quero posso e mando!" e "A culpa não foi minha!" (locus de controlo externo).
Putin assume que invadiu a Ucrânia porque a Ucrânia tem-se portado mal ao querer tomar as suas próprias decisões!?
O Will Smith também disse que agrediu Chris (humorista) devido a uma piada que ele disse! Will Smith espera não ser castigado como foi, por exemplo, Richard Gere quando defendeu a paz no Tibete durante os Óscares. Se calhar, até não vai ser castigado, até recebeu um Óscar depois da agressão.
Venha a catarse por favor. Ninguém pode mandar, ocupar, agredir, desrespeitar os outros e depois culpar esses mesmos outros por essas ações.
Vejo isso por todo o lado com terreno fértil para crescer, com muitos de nós a adubar essas terras!
Menos o povo ucraniano! Este povo luta e promete não baixar os braços. Estão a sofrer e a perder quase tudo mas continuam. Slava Ukrain!
Que a tristeza e revolta com esta guerra seja catártica para voltarmos a ter consciência. Há uma necessidade urgente de valorizar as pessoas!
Não pagam ordenados bons então façam desses trabalhadores sócios das grandes empresas! Dividir lucros é humanidade!
A posição do BE sobre as politicas que fazem Putins e ditadores, sempre foi ser contra! Isto é possível, tal como é possível fazer um regime fiscal para zonas periféricas na Madeira em vez de um ofshore.
"No teu auge, é aí que o Diabo te aparece". Denzel Washington.