No âmbito do programa “AUTARQUIA SOLIDÁRIA”, o Município do Funchal foi distinguido com o prémio “Intervenção Social a Pessoas com Deficiência 2023”.
Conforme informa uma nota enviada à redação, esta distinção ocorreu no passado dia 12 de dezembro, no IV Seminário das Autarquias Solidárias, no município de Castro Daire.
O evento teve por objetivo “reconhecer o compromisso das câmaras municipais de todo o país na promoção de iniciativas sociais inclusivas”.
A Câmara Municipal do Funchal foi uma das 14 Câmaras que viram a sua candidatura validada, entre as 55 que integram o programa das “Autarquias Solidárias”, tendo Marco Rodrigues, chefe de Divisão de Valorização Social, representado o Município do Funchal nesta cerimónia.
Esta distinção, de acordo com a vereadora com o pelouro Social e Saúde, Helena Leal, reflete “uma sociedade inclusiva, que integra, aceita e valoriza o potencial de cada um, independentemente das suas diferenças, onde as pessoas com deficiência poderão sempre enquadrar-se e acrescentar à sociedade, tornando-a mais inclusiva, aproveitando o melhor de cada um”.
”Este reconhecimento representa o compromisso contínuo da Câmara Municipal em criar uma sociedade mais inclusiva e solidária”, considerou.
Helena Leal mais destaca todo o trabalho feito pelas entidades parceiras, no âmbito dos protocolos de Apoio ao Associativismo, que têm na sua base de intervenção a área da deficiência.
“Consideramos que esta forte componente associativa, permite que de ano para ano consigamos conjugar os planos de atividades às carências sentidas nas diversas áreas, criando também facilidade em adaptar as exigências atuais ao plano de cada associação, que vem de certo modo suprir as carências identificadas pelo Município”, salientou.
O Município do Funchal, que pertence desde o final de 2021 ao Programa Autarquia Solidária, tem atualmente implementados vários programas sociais, cuja importância remete para o reconhecimento público das suas boas práticas, nomeadamente com o Apoio à Natalidade e à Família; Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento; Comparticipação Municipal em Medicamentos; Programa Municipal de Apoio às Habitações Degradadas; Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho; Bolsas de Estudos do Ensino Superior; Manuais Escolares Gratuitos; Cartão Sénior 55+ e Cartão Família Numerosa; Apoio ao Associativismo, entre outras.
As condições de acesso a todos estes programas sociais, podem ser consultadas no portal do município, em www.funchal.pt.