MADEIRA Meteorologia

Cafôfo defende que a estabilidade na Região só será possível com um Governo PS

Data de publicação
02 Janeiro 2025
13:52

Paulo Cafôfo salientou, hoje, que a necessária estabilidade política na Região só será possível com o Partido Socialista, mostrando-se certo que a maioria dos madeirenses quer um novo Governo que não seja do PSD e que seja capaz de fazer a diferença e transformar a vida das pessoas.

Em conferência de imprensa realizada no centro do Funchal, o presidente dos socialistas apelou ao otimismo dos madeirenses para fazer com que este novo ano seja um ano de mudança e de esperança na Região, afirmando que o PS quer ser Governo, não com o objetivo de “ter o poder pelo poder”, mas “ter o poder para termos uma sociedade liberta dos medos e das amarras em que estamos, para que possamos ter melhor democracia, mais liberdade e, acima de tudo, uma vida melhor”.

Paulo Cafôfo garantiu que o PS é a alternativa à atual governação na Região, assegurando que o Partido irá trabalhar para que o seu projeto mereça a confiança das pessoas, assumindo, contudo, que, no atual quadro político “nada podemos fazer sozinhos”. O líder socialista focou que, atualmente, “ninguém tem votos para formar um Governo sozinho” (e a prova disso é que, desde 2019, o PSD tem vindo a perder as maiorias absolutas), acreditando que, num momento pós-eleitoral, seja possível haver entendimentos entre os partidos que querem, efetivamente, a mudança.

“Temos de dar o salto em frente, congregando forças junto dos partidos que querem efetivamente a mudança. O PS apresenta-se como partido alternativa, em que os madeirenses poderão confiar, porque a mudança não se faz sem o PS e, muito menos, irá fazer-se contra o PS”, afirmou. Alertou, aliás, que a divisão dos partidos da oposição tem sido o principal fator que tem feito com que o PSD continue a governar, apesar de já não ter maiorias absolutas. Como tal, disse acreditar que, mesmo com as suas diferenças, se os partidos da oposição estiverem unidos e tiverem como objetivo comum a transformação da vida da Região, “2025 será um ano de alegria para os madeirenses e de concretização”.

Instado pelos jornalistas, Paulo Cafôfo adiantou que, no próximo dia 7, no encontro com o Presidente da República, irá transmitir a Marcelo Rebelo de Sousa que no atual quadro político “não há condições para uma solução governativa que não seja ir a eleições”. O líder socialista vai apelar a que, o mais cedo possível, possam ser marcadas eleições e dissolvida a Assembleia Legislativa, para que seja possível haver estabilidade na Madeira.

“Essa estabilidade só é possível com o PS. Já vimos que a fórmula Miguel Albuquerque/PSD não deu qualquer estabilidade, e por isso, é preciso dar força ao PS para termos os votos e os deputados suficientes para criar condições para uma solução governativa onde possamos liderar o futuro desta Região”, declarou.

Na ocasião, o presidente do PS-M criticou o facto de, apesar da riqueza e do crescimento económico (com um PIB recorde em 2024, na ordem dos 7 mil milhões de euros), a Madeira ser uma região “onde as pessoas são pobres”. Como referiu, apesar de a Região ter um Governo rico – com o último boletim de execução orçamental a mostrar que em 2024 as receitas cresceram 215 milhões de euros relativamente a 2023 –, isso não tem um impacto positivo na vida dos madeirenses, sendo a Madeira uma das regiões com mais altos níveis de pobreza, com enormes desigualdades e com os salários médios mais baixos.

“Algo não bate certo”, considerou Paulo Cafôfo, apontando o combate à pobreza como um objetivo. “Para isso, precisamos de ter uma ação integrada, com um novo Governo que possa fazer desse desígnio uma concretização”, referiu, apontando também a necessidade de investir em áreas fundamentais como a educação, o robustecimento do investimento em habitação pública, a aposta na inovação, nas tecnologias, no empreendedorismo e diversificação económica, de modo a garantir empregos melhor remunerados, a fiscalidade (aliviando os imposto sobre as famílias) e a juventude.

OPINIÃO EM DESTAQUE

HISTÓRIAS DA MINHA HISTÓRIA

3/01/2025 08:00

Ano novo, vida nova, dizemos nós, por estes dias, cheios de decisões e propósitos de abandonar os males que arrastávamos do ano, ou dos anos passados....

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual a avaliação que faz do fogo-de-artifício deste ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas